mitos sobre lentes polarizadas

4 mitos sobre as lentes polarizadas

Saúde dos Olhos
24 maio
0
comentários

Você já deve ter percebido que na hora de escolher seus óculos existem várias opções de lentes, não é mesmo? As lentes polarizadas são uma delas e servem para oferecer proteção contra reflexos de luz. 

Neste post iremos esclarecer alguns mitos que acabam confundindo o consumidor quando ele vai comprar um óculos com essa característica.
Também vamos te explicar o que levar em consideração na hora de optar pela sua lente e se ela será desse tipo ou não!

Veja abaixo uma explicação mais detalhada sobre as lentes polarizadas e 4 mitos sobre elas:

Como as lentes polarizadas funcionam?

As lentes polarizadas funcionam de modo que a luz, ao bater nelas, se espalha e, portanto, não causa o efeito de reflexo como é mais conhecido. Assim, protegem contra as luzes refletidas.

O resultado é uma visão mais clara, uma vez que o reflexo interfere na nitidez do que vemos. 

Com as lentes polarizadas o problema não ocorre, pois elas são fabricadas com polarização vertical, o que contrasta com a forma como a luz do sol é refletida, geralmente na horizontal. 

Quais são os principais mitos sobre as lentes polarizadas?

1 – Lentes polarizadas atrapalham a visualização de telas e monitores 

É importante interpretar bem essa afirmação. No caso de telas e monitores LCD, a existência de um filtro que polariza a luz pode reagir com as lentes e assim dificultar a visão.

Mas se o monitor e a tela forem de LED ou não tiverem o filtro, esse efeito não é tão comum.

2 – Lentes polarizadas bloqueiam 100% o brilho 

Não. Então não precisa ficar preocupado de ver uma imagem opaca, sem brilho. As lentes polarizadas apenas atenuam os efeitos dos reflexos.

Mas isso não significa que os eliminam por completo. Você continuará tendo uma visão do brilho dos itens.

3 – Lentes polarizadas são as melhores para dirigir

Em partes. Pode haver quem se sinta mais seguro dirigindo de dia com lentes polarizadas, por evitar parte dos reflexos do sol, dependendo das condições.

Contudo, a lente polarizada pode ter um escurecimento natural em função das oscilações na claridade. Portanto, se em algum momento ou situação sentir que essa condição dificulta a visão, como no caso de motos, que utilizam o capacete, ela deve ser evitada em tais circunstâncias.

4 – Lentes polarizadas são mais grossas que as normais 

Mito. A grossura das lentes, que varia em função do grau, não está relacionada com a polarização. Assim, tanto lentes mais grossas quanto mais finas podem ser polarizadas.

Quais as vantagens das lentes polarizadas? 

As lentes polarizadas diminuem possíveis impactos de luz intensa percebida pelos olhos no reflexo das superfícies. Além disso, permitem ver com maior apuração, pois suavizam a possível distorção ocasionada por essa experiência nos óculos.

Em geral, costumam oferecer uma visualização muito agradável.

Portanto, as lentes polarizadas são seguras e também um ótimo investimento para quem espera imagens mais nítidas e bom nível de conforto visual.

Gostou deste conteúdo? Com essas informações, aproveite para avaliar se as lentes polarizadas são adequadas às suas necessidades!

Deixe seu comentário