5 dicas para escolher óculos para leitura

5 dicas para escolher óculos para leitura

Óculos de Grau
27 out
0
comentários

É comum que pessoas com mais idade sintam os olhos cansados e pesados ao longo do dia. Esse desconforto pode ser um indício da necessidade de óculos para leitura

Neste post você vai encontrar dicas para escolher os óculos mais adequados.

Quem precisa de óculos para leitura? 

Existem alguns sinais que indicam a necessidade do uso desses óculos, são eles:

  • vista cansada ou embaçada;
  • dores de cabeça;
  • sensibilidade à luz;
  • ardência;
  • olhos secos durante a prática da leitura. 

Pessoas de qualquer idade podem ter a necessidade de usar óculos para leitura, mas geralmente a recomendação é feita para quem tem presbiopia, conhecida como vista cansada. É comum que pessoas depois dos 40 anos desenvolvam essa doença e tenham dificuldade em focalizar objetos muito próximos.

Eles também podem ser indicados para quem passa muito tempo em frente ao computador ou celular. E pode ser uma ótima opção para quem deseja manter a vista descansada ao ler livros e outros materiais impressos.

Como funcionam os óculos para leitura? 

Os óculos para leitura possuem lentes que concentram o foco de visão conforme a necessidade de cada pessoa. Eles estão disponíveis em três diferentes modelos:

  • Armação inteira;
  • Meia-taça;
  • Multifocais.

Os de leitura inteiros são indicados para as pessoas que passam muito tempo concentradas em uma leitura pois oferecem um campo de visão mais amplo. Mas ao tentar olhar para objetos distantes, tudo vai parecer desfocado.

Já a opção em meia-taça permite que você olhe para baixo para enxergar os objetos que estão próximos e para cima para ver os objetos que estão distantes.

Os óculos multifocais são aqueles que têm múltiplos focos em uma única lente: perto, intermediário e longe. Essa opção é ideal para quem tem presbiopia (vista cansada) e tem a vantagem de não precisar ficar trocando os modelos toda hora. 

Como escolher óculos para leitura? 

Siga as seguintes etapas para escolher seus óculos:

1. Consulte um oftalmologista 

Antes de adquirir seus óculos, você deve ir ao oftalmologista para se certificar de que realmente precisa deles. O profissional avaliará a causa dos seus sintomas e indicará a solução mais adequada.

2. Procure por uma ótica de confiança 

Procure uma ótica que seja de confiança para garantir que seus óculos atendem às suas necessidades. Dessa forma, você terá certeza que está adquirindo um produto de qualidade e que segue a prescrição do oftalmologista.

3. Experimente e escolha o melhor tipo de armação para você 

É preciso que eles se encaixem perfeitamente no seu rosto e sejam confortáveis. Por isso, escolha uma armação que combine com seus traços.

4. Adicione tratamentos e tecnologias para deixar os óculos mais confortáveis 

Você pode optar por óculos com tratamentos e tecnologias como a proteção contra raios UVA e UVB, com tecnologia HD Blue que bloqueiam as luzes azuis de telas ou soluções antirreflexo para tornar o uso dos seus óculos mais confortáveis. 

5. Retorne ao oftalmologista 

Você pode retornar ao oftalmologista para ele avaliar se seus novos óculos são de qualidade e atendem às suas necessidades. A qualidade de vida é melhorada com o uso de óculos para quem precisa. Mas lembre-se de sempre procurar um médico especialista para te indicar as melhores soluções.

Encontre a loja Ponto de Visão mais próxima de você e encontre seus óculos para leitura.

Deixe seu comentário