7 Cuidados para se ter com os olhos no Verão

Saúde dos Olhos
21 dez
0
comentários

O dia 21 de Dezembro marca o início de mais um verão. Com a estação, a sensação de bem-estar aumenta e a vontade de aproveitar o sol e suas vantagens também. Porém, os cuidados com os olhos no verão são essenciais no dia a dia e às vezes podem passar despercebidos.

Exercitar-se ao ar livre, pular na água da piscina, cachoeira ou mar, tomar um sorvete… O que não faltam são opções divertidas! E mesmo em pandemia, há alternativas reservadas e seguras para aproveitar. Porém, é necessário proteger não só a pele, mas também os olhos. 

Neste blog post, reunimos sete dicas de cuidados com os olhos no verão para aproveitar ainda mais a estação sem agredir ou causar danos à visão. Vale lembrar que as práticas também são válidas para dias nublados, pois há a incidência de raios solares “imperceptíveis”. 

Use óculos escuros 

O parceiro de todas as horas para a estação é o óculos de sol. Além de dar um charme especial ao look, diminui os impactos do vento na lubrificação dos olhos, a incidência de raios ultravioleta do sol e a claridade.  E você? Já escolheu o seu?

Já falamos por aqui, mas vale reforçar a importância de escolher óculos com proteção UVA e UVB. As lentes polarizadas são ótimas aliadas contra a exposição dos olhos ao sol. Para quem usa óculos de grau, existem lentes especiais que unem a utilidade ao visual. 

Abuse dos bonés e chapéus

Além dos óculos, procure sempre intercalar a exposição protegendo especialmente o rosto. Lenços, bonés, chapéus e outros adereços protegem a face de doenças de pele agravadas neste período. Ainda, outra alternativa é buscar locais com sombra e fazer intervalos.

Cuidados em piscinas e água do mar

Quem nunca sentiu a ardência e a vermelhidão nos olhos logo após um mergulho? Isto ocorre porque as substâncias utilizadas nas piscinas podem danificar a visão e trazer irritação e complicações. Além disso, o fluxo de pessoas também traz impurezas indesejadas. 

Já no mar, o sal agride os olhos, aumentando a vontade de esfregá-los. Mas, calma! Os cuidados com os olhos no verão para mergulho são simples. Procure evitar olhos abertos embaixo d’água, tenha um óculos de mergulho e lave bem os olhos sempre após sair da água. 

Cuidados para evitar a conjuntivite 

A conjuntivite é uma velha conhecida que aparece com mais frequência nessa estação. Isso ocorre pelo aumento da evaporação e calor. Portanto, para diminuir os riscos de contágio, evite esfregar os olhos e dividir objetos em comum como camiseta, toalha e outros acessórios. 

 

Proteção solar adequada na região dos olhos

É importante lembrar de manter a proteção e o cuidado com os olhos no verão utilizando protetor solar específico nesta região. Também, é ideal procurar um oftalmologista para indicar qual o melhor filtro solar para seu tipo de pele e, depois, aplicar abundantemente na área dos olhos. 

Em casos de olhos secos

É comum no verão observarmos os olhos com vermelhidão, a sensação de ardência, incômodo e de que há areia nos olhos. Assim, ao notar estes sinais recorrentes, não esfregue os olhos, lave com cuidado e busque a ajuda de um oftalmologista para evitar possíveis complicações.

Cuidados para quem usa lentes de contato

Quem usa lente de contato deve ter um cuidado extra na hora da higienização. Existem produtos específicos para a limpeza além das opções de lente descartável. Dessa forma, caso haja incômodo, retire-as e higienize imediatamente. 

Agora que você já sabe todas as dicas, encontre a loja mais próxima da Ponto de Visão e escolha o seu óculos de sol para curtir o verão!

Deixe seu comentário