Mulher com óculos sorrindo

Astigmatismo: o que é?

Saúde dos Olhos
11 jun
0
comentários

Problemas de visão são muito comuns. Se você perguntar para alguém na rua, mesmo que não use óculos, se ela tem alguma dificuldade para enxergar, descobrirá que algumas pessoas não enxergam de longe, outras têm dificuldade de perto e outras não conseguem ler muito bem. No entanto, muitas nem sabem o nome de suas dificuldades. Você sabe, por exemplo, o que é astigmatismo?

Trata-se de uma distorção ocular comum. Essa condição pode prejudicar suas habilidades de leitura e visão e ninguém está realmente livre dela. O astigmatismo pode ser diagnosticado em todas as idades e corrigido facilmente com a ajuda de óculos e lentes de contato. Vamos entender melhor?

Astigmatismo, o que é?

O astigmatismo é causado por uma pequena deformação na córnea ou no cristalino, partes essenciais para a formação da imagem que enxergamos. Como resultado, a pessoa com a condição enxerga imagens pouco nítidas.

Muitas pessoas nascem com essa pequena deformação. Se ela for em um grau mais acentuado, o problema é descoberto ainda na infância através da observação dos sintomas do astigmatismo. Outras desenvolvem o problema ao longo da vida e só percebem que não enxergam tão bem quanto deveriam em um exame médico de rotina.

É possível que o astigmatismo esteja combinado a outros problemas de visão, como miopia e hipermetropia. Nesses casos, o paciente geralmente só percebe o astigmatismo no diagnóstico dessas outras deformações.

Sintomas do astigmatismo

Mas como descobrir se alguém possui astigmatismo? Depende muito do grau apresentado. Existe gente que passa a vida inteira com pequenas deformações que são quase assintomáticas, então, não geram sintomas perceptíveis.

No entanto, outras pessoas apresentam sintomas que incluem:

  • Ver bordas de objetos ou linhas desfocadas;
  • Confundir letras parecidas, como M e N;
  • Ver linhas retas borradas ou “duplicadas”.

Nas crianças e adolescentes, esse problema geralmente é identificado na escola. A criança pode ter dificuldades para copiar os conteúdos da lousa ou demorar para desenvolver a leitura. Enquanto muitos pais podem imediatamente suspeitar de algum problema de aprendizado, é possível que seja algo muito mais simples, como uma dificuldade de visão.

Quem possui astigmatismo e outras deficiências de visão também pode perceber os olhos cansados ou dor de cabeça. Os sintomas aparecem com frequência depois de longos períodos lendo ou usando o computador.

Tratamento do astigmatismo

Existem lentes de contato e óculos de grau que corrigem o problema e permitem ler normalmente. É importante manter um acompanhamento anual com seu oftalmologista para caso ocorra a variação do grau. É a melhor maneira de perceber quando o grau aumenta e exige novas lentes. Em casos mais graves, também é possível realizar cirurgia corretiva para a deformação após os 21 anos.

A importância do oftalmologista

Só existe uma forma de diagnosticar e tratar o astigmatismo: indo ao oftalmologista. Esse profissional consegue identificar o grau da deformação e recomendar as lentes adequadas.

Se você deseja ter certeza sobre o que é astigmatismo e saber se precisa de óculos ou se pode realizar a cirurgia, precisa procurar um oftalmologista. Esse profissional identifica o problema e pode ajudar com orientações para o tratamento.

E você, sabe se tem astigmatismo ou algum outro problema de visão? Compartilhe nos comentários suas experiências com essas dificuldades e como lida com elas no dia a dia.

Tags:.

Deixe seu comentário