Como funciona a proteção ultravioleta nos óculos?

Como funciona a proteção ultravioleta nos óculos?

Óculos de Sol Saúde dos Olhos
24 maio
0
comentários

Os óculos de sol são itens que vão muito além de estilo e charme. Eles também acabam sendo uma importante forma de preservar a saúde dos olhos. Mas isso acontece de acordo com alguns critérios e características das lentes, e uma delas é a proteção ultravioleta nos óculos.

Você conhece a importância desse fator e sabe como ele funciona?

Neste post iremos explicar para você! Por isso, além de olhar a cor da lente, veja quais outros elementos impactam na escolha. Confira!

Como funciona a proteção ultravioleta nos óculos?

Os óculos com proteção ultravioleta forma uma espécie de barreira para que a luz solar não atinja diretamente o olho. Portanto, óculos com proteção ultravioleta funcionam de modo a reduzirem a intensidade da radiação que penetra por ali.

Usar uma lente UV é como ter um “filtro” que não deixa toda essa radiação passar.

Assim, eles são fabricados com componentes que conseguem bloquear essa ação direta em até 100%, dependendo do tipo de lente.

Qual a importância da proteção ultravioleta nos óculos?

Basicamente, as lentes com proteção ultravioleta ajudam a diminuir os impactos dos raios no olho. Caso isso não seja feito, problemas a longo prazo podem aparecer, como cataratas.

Isso porque os raios em alta intensidade podem ir aos poucos danificando a retina e os olhos. Também podem causar alterações na visão.

A degeneração macular é outro problema e causa perda da visão central, mas esse processo é mais lento e perceptível. No entanto, é sempre importante se proteger nas exposições ao sol.

Com a proteção ultravioleta essa situação é evitada. Porém aqui cabe uma informação e alerta muito relevantes: olhe sempre o formato dos óculos. Além de a lente ter proteção ultravioleta, é importante que o modelo não permita a passagem de sol em excesso pelos lados. Caso contrário, a proteção ficará prejudicada.

Como saber se os óculos têm proteção ultravioleta?

A melhor maneira de assegurar esse fator é já no momento da compra, escolhendo um fabricante e fornecedor confiáveis.

Quando você compra um produto com origem garantida, deve receber todas as informações técnicas dele. Assim, junto vem certificado que os óculos oferecem a proteção necessária. Geralmente eles contêm aquele selinho de proteção UVA e UVB no cantinho da lente. Mas também isso pode vir na embalagem.

Cabe ressaltar que UVA e UVB são dois tipos de raios. Por isso, o ideal é que você procure óculos que indiquem proteção para ambos ou proteção UV 400, que engloba os dois casos.

Se você comprar um produto que não contenha essas certificações, precisará checá-lo em um aparelho chamado lensômetro. Por essa razão, terá que recorrer a uma análise de profissionais, que poderão te dizer se o produto corresponde ou não às expectativas.

Logo, é muito mais fácil ter essa tranquilidade desde o começo.

Agora que você já sabe a importância da proteção ultravioleta nos óculos, não se esqueça de procurar locais de confiança na hora de adquirir o seu! Buscar marcas e óticas com credibilidade e exigir certificados que assegurem essa condição é essencial para escolher os óculos mais adequados!

Deixe seu comentário