Como funcionam os óculos para daltônicos?

Como funcionam os óculos para daltônicos?

Óculos de Grau
28 set
0
comentários

Pessoas que sofrem com o daltonismo enfrentam dificuldades para enxergar as cores como elas realmente são. No tipo mais comum, a cor verde por ser vista como cinza, o vermelho como marrom e o roxo como azul. Mas existem óculos para daltônicos? Como esses óculos para daltônicos funcionam? 

Será que é possível que daltônicos utilizem óculos comuns? Ou pessoas com daltonismo precisam procurar por soluções especiais? Continue a leitura deste post e descubra o que é o daltonismo, se existem óculos para corrigir o problema e como funcionam os óculos de grau para daltônicos.

O que é o daltonismo? 

O daltonismo é uma condição hereditária que está relacionada ao cromossomo X. A patologia que afeta a visão é mais comum em homens. O daltonismo prejudica a distinção das cores e o tipo mais comum afeta a distinção do verde e vermelho. Já o tipo mais raro tem problemas para distinguir o azul e o amarelo. 

Apesar de ser uma condição hereditária, em alguns casos raros a alteração pode se manifestar ao longo da vida em decorrência de traumas na visão ou até mesmo de lesões neurológicas. 

O daltonismo não tem cura, mas existem óculos para daltônicos capazes de corrigir a visão. 

Existem óculos para daltônicos?  

Sim! Os óculos para daltônicos possuem lentes com filtros que auxiliam na percepção correta das cores. Esses óculos servem para melhorar a qualidade de vida e a autoestima de pessoas daltônicas. Mas apesar disso não são capazes de curar a patologia. 

As lentes dos óculos para daltônicos possuem filtros que aumentam o contraste entre as cores verde e vermelho. Essas lentes são compostas por minerais capazes de absorver e filtrar comprimentos de ondas entre as duas cores, bloqueando parte da luz.  

Sendo assim, os óculos modificam como as pessoas com daltonismo percebem a luz. A efetividade dos óculos e a melhora da nitidez das imagens vai depender da extensão do problema do daltônico, pois existem casos suaves e outros mais complexos.

Mesmo com a modernidade e o benefício oferecido pelos óculos para daltônicos, nenhum é capaz de oferecer uma visão que corresponda à realidade das cores. 

Como funcionam os óculos de grau para daltônicos? 

Os óculos comuns de grau não são capazes de ajudar daltônicos a enxergar as cores da forma que elas são. Mas eles ajudam a enxergar bem e corrigir outros problemas de visão, como miopia e astigmatismo. A opção de óculos de grau comum é receitada pelos médicos mesmo para quem é daltônico. 

Para os daltônicos que desejam ter a experiência de enxergar as cores como são, devem optar pelos óculos para daltônicos com os filtros nas lentes, como dito anteriormente. Vale ressaltar que cada caso é diferente e nem todo óculos vai corrigir o problema de todas as pessoas.

Mas lembre-se que cada caso deve ser acompanhado por um médico oftalmologista, pois somente um especialista poderá indicar as melhores soluções corretivas para quem possui daltonismo. Além disso, exames devem ser feitos com frequência para cuidar da saúde dos olhos.

Deixe seu comentário