Veja como o consumo abusivo de álcool prejudica a visão

Veja como o consumo abusivo de álcool prejudica a visão

Saúde dos Olhos
23 mar
0
comentários

No carnaval, nas datas especiais e nos finais de semana. Muitas vezes uma cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas acabam sendo bons acompanhantes, não é mesmo? Porém, o que muitos não sabem é que o consumo excessivo de álcool prejudica a visão.

Quem consome com frequência pode ser acometido por inúmeros riscos e problemas de saúde severos, e dentre eles estão os que dizem respeito aos olhos. Neste post, você vai conferir mais sobre as consequências do consumo do álcool ligados à visão. 

Efeitos imediatos do álcool na visão

Apesar da sensação de leveza e desinibição em função das mudanças e relaxamento no organismo, o álcool prejudica a visão, e pode ser um dos primeiros indícios da embriaguez. No entanto, alguns desses danos podem ser irreversíveis. 

Os primeiros sinais são bem conhecidos. Com o álcool na corrente sanguínea, os comportamentos cognitivos, sentidos e a capacidade motora ficam comprometidos, afetando diretamente o reflexo. A noção de profundidade e distância também são reduzidas. 

Por isso, o campo visual se distorce e dá a sensação de um “túnel”. Esse é o principal motivo pelo qual não se deve combinar bebida e direção, por exemplo. 

Mas você sabe por que isso acontece? O álcool compromete os músculos responsáveis pelo foco da visão. Outro sintoma recorrente é o vermelho nos olhos, pela dilatação dos vasos, a visão embaçada e a sensação de duplicidade em tudo o que se vê. 

Tamanha é a consequência na visão que já pode ser vista nos primeiros goles ou copos. A longo prazo, a preocupação deve ser bem maior. 

Consequências do abuso prolongado de álcool para a visão

Beber além do consumo em situações sociais e moderadas pode causar distúrbios mais graves a longo prazo e muito incômodos. Os mais conhecidos são a síndrome do olho seco e o aumento da pressão ocular, por exemplo. Aos poucos, manchas podem começar a surgir na visão e afetá-la de forma severa. 

Em larga escala, a bebida influencia tanto que o nervo óptico pode ser danificado a ponto de chegar à perda de visão, com casos de glaucoma.

Por isso, lembre-se de beber com moderação, preservando a saúde dos olhos e do restante do organismo. Além disso, não só a sua vida é conservada, mas a do próximo também. 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo sobre como o álcool prejudica a visão. Temos outros textos sobre a saúde ocular e dicas no nosso blog. Visite!

Deixe seu comentário