Imagem de óculos de grau sendo feito

Como são feitos óculos de grau?

Óculos de Grau
10 dez
0
comentários

O óculos de grau é um item essencial na vida de muitas pessoas porque corrige a visão e melhora a qualidade de vida. No entanto, isso só é possível graças à tecnologia empregada na sua fabricação. 

Você já se perguntou sobre como são feitos os óculos de grau? Existem muitos processos desde a escolha da matéria prima até o controle da qualidade e neste artigo você verá todos os detalhes sobre o assunto!

Qual é o processo de confecção das lentes para óculos de grau?

Para garantir a melhor correção visual possível, o processo de confecção das lentes é composto por diversas operações utilizando equipamentos de alta tecnologia, como lixas de polimento fino e máquinas de corte preciso.

Confira as etapas e aprenda como são feitos os óculos de grau:

1-  Escolha da matéria prima

O início da fabricação das lentes dos óculos de grau começa pela escolha da melhor matéria prima, não havendo margem para falhas. Afinal, toda tecnologia empregada nas lentes seria ineficaz se a matéria prima fosse de má qualidade. 

As lentes podem ser fabricadas em diversos materiais, como:

  • vidro;
  • cristal; 
  • policarbonato;
  • resina.

Essa escolha é influenciada por alguns fatores, tais como o receituário médico e as necessidades gerais do usuário. Para as lentes simples (que servem para corrigir miopia e hipermetropia), o material chega nos laboratórios em blocos pré-moldados cortados em formato circular e com uma das faces da lente finalizada. 

Essa face é protegida e o bloco é lavado para que, depois, a lente seja preparada para receber a lapidação que lhe dará a angulação e curvatura ideais (os graus).

2 – Angulação da lente, curvatura, espessura e polimento

O que determina o grau das lentes simples é um processo de lapidação conhecido como surfaçagem, no qual os graus e suas curvaturas serão ajustados. Este processo começa com a fixação da lente em um molde milimetricamente ajustado para o grau e curvatura desejados. 

Então, ela é colocada numa máquina que irá lixá-la até chegar na angulação e curvatura ideais. Após o processo de angulação e curvatura, a lente é novamente lixada para que todas as imperfeições sejam removidas no processo de polimento. Depois, ela ainda recebe um acabamento mais refinado para ir à próxima etapa.

3 – Corte e encaixe na armação

Após ter o grau desejado e estar polida adequadamente, a lente precisa ser cortada para encaixar na armação. O desenho e medida da armação é capturado graças à uma máquina de alta tecnologia. 

 

A partir daí, a lente passa por outra máquina que recebe as informações, sendo cortada de acordo com a armação para, por fim, ser encaixada com muito cuidado.

4 – Controle de qualidade

Além disso, a lente passa por avaliações em cada etapa do processo de fabricação dos óculos de grau. Isso garante que o produto final tenha a melhor qualidade possível de acordo com as suas necessidades. 

A importância da receita médica

Entendeu como são feitos óculos de grau? Vale ressaltar que para garantir esses benefícios, é preciso que o processo seja feito segundo uma receita médica emitida por um oftalmologista. 

O acompanhamento médico é essencial para conferir se as lentes estão alinhadas com a receita. Por fim, para garantir todos os benefícios, é importante que os óculos sejam fabricados em laboratórios de alta tecnologia por profissionais especializados na fabricação de óculos de grau, como os da Ponto de Visão. Clique aqui e saiba mais!

Deixe seu comentário