óculos de sol com cor de lente diferente

Influência da cor da lente em óculos de sol

Óculos de Sol
04 fev
0
comentários

Na hora de escolher os óculos de sol, muita gente vai pela preferência de estilo no momento de decidir qual cor de lente prefere. Afinal, se forem óculos de sol originais e com fator de proteção UV, o resto não muda nada, não é? Errado, muda e muda muito! A cor da lente influência no tipo de proteção que seus olhos vão ter.

Antes de mais nada, vamos acabar com um mito, que quanto mais escura a lente, maior a proteção. Não é bem assim. Inclusive, se escuras demais, as lentes podem alterar as cores do ambiente e objetos e até dificultar a visão! Para entender melhor para que serve cada cor de lente, acompanhe nosso guia a seguir!

A influência de cada cor de lente no seu óculos de sol

Lentes âmbar e marrom

As lentes marrom são ótimas para quem pratica atividades ao ar livre ou para dirigir, pois realçam o contraste das cores. Além disso, junto das lentes âmbar, elas têm uma propriedade muito importante para a proteção da visão: elas filtram a luz azul.

Essa característica faz com que sejam as lentes ideais para fazer a prevenção da catarata. Se você precisa de uma proteção contra excesso de luminosidade, mas quer manter as cores e não escurecer demais a visão, as lentes âmbar e marrom são ótimas opções.

Lentes amarelas

Você vai viajar durante o fim do dia e entrar na noite? Então as lentes amarelas são ideais para você. Elas são ótimas para reduzir o efeito lusco-fusco na transição do dia para a noite e ajudam a aumentar o contraste em situações de baixa luminosidade.

Mas atenção! As lentes amarelas não são indicadas para o uso de dia, sob luminosidade alta. Isso porque ela não são eficazes em barrar a luz e podem trazer um efeito confuso sobre os contrastes na visão. 

Lentes rosadas

As lentes rosadas ou púrpuras também são ótimas no realce dos contrastes, mas por outro motivo. Elas deixam passar mais a luz verde e por isso também são grandes aliadas para quem tem mais de 60 anos, quando começam a aparecer dificuldades na definição de contrastes na visão.

Além disso, elas são ótimas para quem vai para praia ou para regiões de mata. As lentes rosadas ou púrpuras realçam as cores azul e verde, proporcionando mais conforto para a visão nesse tipo de ambiente.

Lentes cinza e pretas

As lentes pretas são as clássicas lentes de óculos de sol. Ideais para quem pratica atividades ao ar livre ou possui certa sensibilidade à luminosidade. Já as lentes cinza, além de protegerem contra o excesso de luz, também não distorcem as cores reais. São perfeitas para quem trabalha em ambientes fechados e para dias nublados.

Lentes verdes

Está em dúvida? Saiba que óculos de sol com cor da lente verde são a opção coringa. As lentes verdes se adaptam bem à maioria das situações de luminosidade, lidam bem com as variações de luz durante o dia e mantém um ótimo contraste, respeitando o tom original das cores. Elas também são ótimas opções para o público idoso, por proporcionar alto contraste.

Agora que você já sabe quais as peculiaridades de cada cor de lente, é preciso ficar atento na hora de comprar seus novos óculos de sol. Não deixe de saber se eles apresentam os níveis corretos de proteção UV para os seus olhos! Quer saber mais sobre óculos de sobre o mundo dos óculos de sol? Acesse nosso blog!

Deixe seu comentário