complicações de visão - ponto de visão

Os hábitos das crianças podem estar causando complicações de visão

Saúde dos Olhos
02 jan
0
comentários

Atualmente, especialistas comentam que complicações de visão comuns que atingem crianças estão sendo causadas por hábitos bastante atuais: o uso cada vez maior de telas de celulares, televisões, computadores e outros itens. Vamos entender melhor sobre o que eles estão falando.

Oftalmologistas comentam que tais hábitos podem estar atrapalhando o desenvolvimento da visão das crianças, já que, atualmente, muitas delas não estão se expondo às condições ideais de luminosidade natural.

Complicações de visão que afetam o desenvolvimento

Naturalmente, os olhos continuam em pleno desenvolvimento desde o nascimento da criança até seus 7 anos de idade. Nesse ponto, é importante que o(a) pequeno(a) seja exposta à luz natural normalmente, para que a visão se desenvolva da maneira correta. Como já falamos aqui, o uso regular de óculos escuros nessa faixa etária não é indicado.

Pelo fato de cada vez mais crianças estarem dependentes do uso de telas tão cedo, reduzindo suas experiências ao ar livre e com luz natural, alguns especialistas concordaram que há uma relação entre a tecnologia e complicações de visão nos pequenos – como a miopia.

Em entrevista ao portal Notícias Magazine, o oftalmologista português Pedro Pacheco afirmou que “a miopia é um processo de adaptação da visão humana”. O médico pensa que problemas como esse são consequências de privar os olhos da luz natural em sua fase de desenvolvimento.

Para os especialistas, a solução é relativamente simples e passa por fazer com que as crianças conservem hábitos que, talvez, hoje em dia não sejam mais tão comuns: brincar na rua.

A oftalmologista Annegret Dahlmann-Noor confirma a teoria: “Passar tempo na rua e absorver a luminosidade solar pode ser a solução para recuperar ou prevenir doenças de visão.”, diz ela em entrevista ao portal britânico BBC Health.

Não é preciso que a criança fique muitas horas exposta à luz do dia para evitar esses riscos de complicações de visão. Médicos concordam que praticar alguma atividade ao ar livre por cerca de duas ou três horas durante o dia já é o suficiente para os olhos.

É claro que as complicações de visão que atingem as crianças podem ser causadas por fatores mais relativos que esses. No entanto, é importante evitar todo e qualquer tipo de risco, afastando chances para o desenvolvimento de algo nocivo. Ficar atento aos sinais de possíveis doenças também é algo essencial por parte dos pais.

Por fim, para confirmar qualquer prejuízo na visão dos pequenos, uma visita anual ao oftalmologista é o mínimo para manter a saúde dos olhos em dia.

Se o seu filho ou filha estiver precisando de um par de óculos novos para corrigir a vista, saiba que você pode contar com a Ponto de Visão!

 

Deixe seu comentário