Crianças e óculos - Ponto de Visão

Especialistas afirmam que crianças estão precisando de óculos mais cedo

Saúde dos Olhos
29 jun
0
comentários

Pais que se preocupam com a saúde dos olhos dos filhos nunca estão exagerando, especialmente se considerarmos os atuais hábitos dos pequenos. Segundo especialistas, a visão das crianças está exigindo óculos cada vez mais cedo.

Os dados são do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Segundo o órgão, na última década, o índice de crianças entre 6 e 9 anos de idade que precisam usar óculos de grau passou de 10% para 20%.

Se os pais lendo já estão se perguntando o porquê, as causas não são exatas. No entanto, os especialistas estão apostando em algo que só cresce entre as crianças e adolescentes: o uso de telas, seja de smartphones, televisão ou computadores.

Crianças e seus hábitos

Segundo o oftalmologista Luiz Carlos Molinari, diretor da Sociedade Mineira de Oftalmologia, ficar “grudado” nas telas desde tão cedo causa fadiga nos olhos, o que faz com que os olhos não se desenvolvam adequadamente e leva ao surgimento da miopia e outros erros de refração. O problema, no geral, é levar os olhos à exaustão quando eles ainda estão se desenvolvendo.

Além disso, atualmente as crianças possuem hábitos diários bastante diferentes do que há décadas atrás. Como passam mais tempo dentro de casa e na frente de telas e menos tempo ao ar livre recebendo luz natural, é possível que seus olhos não estejam recebendo os estímulos necessários para se desenvolver adequadamente.

Assim, como a visão não se desenvolve no tempo certo, casos de miopia e hipermetropia acabam sendo extremamente comuns.

Os primeiros sinais de que algo está errado com a visão da criança nós já comentamos aqui no blog. É preciso, entre outras coisas, ficar de olho como ela trata os objetos que estão na frente dela, se tem dificuldade para alcança-los ou precisa chegar muito perto para enxergar.

Além disso, para evitar que os problemas apareçam tão cedo, o ideal é que a criança receba o maior número de estímulos naturais durante a infância. Bastante brincadeira ao ar livre e luz do sol são ideais para que a visão se desenvolva adequadamente.

Apesar de todos os cuidados, em algum momento, uma porcentagem grande de pessoas acabam precisando de óculos. Para isso, vale a pena lembrar de novo dos sinais que podem ser identificados de que algum problema está ocorrendo.

E caso seu filho esteja realmente precisando de óculos novos, saiba que você pode contar com a Ponto de Visão. Temos um catálogo bastante variado e com modelos super confortáveis, que vão fazer seu filho se adaptar facilmente ao novo acessório.

Para mais notícias e dicas sobre a saúde dos olhos, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!

Deixe seu comentário