Dores nos olhos - Ponto de Visão - Capa

Dores nos olhos? Descubra algumas doenças que possam estar causando o problema

Saúde dos Olhos
29 jan
0
comentários

As dores nos olhos não são tão normais como muitos pensam – ou pelo menos não deveriam. É claro que ficar com a vista “cansada” depois de um dia longo de trabalho pode ser normal, mas dores crônicas são geralmente sinal de algo mais sério.

Existem uma série de doenças oculares que causam este sintoma. Elas são relativamente comuns e facilmente tratáveis, mas não devem ser ignoradas. Não se trata de algo simples, como um corpo estranho ter entrado sem querer na região dos olhos. Estamos falando de complicações reais.

Dores nos olhos e suas causas

Conjuntivite, ceratite, sinusite e neurite óptica são algumas complicações bastante comuns que geram dores nos olhos. Mas existem outras não muito conhecidas e, talvez, um pouco mais complicadas.

A primeira da qual vamos falar é uveíte, que se trata de uma inflamação na camada média do globo ocular, chamada de úvea. Essa região do olho é responsável por nutrir o olho e fornecer fluxo sanguíneo, ao mesmo tempo englobando a íris, o corpo ciliar e a coroide.

Dores nos olhos - Ponto de Visão

Com a uveíte, os olhos tendem a ficar bastante vermelhos. Imagem: Yano – Clínica de Olhos.

As dores nos olhos não são o único sintoma da inflamação na úvea. Os outros são visão turva, sensibilidade à luz e olhos vermelhos.

Outra complicação que gera bastantes incômodos é a blefarite. Seu principal sintoma é uma coceira bem chata na região da pálpebra onde crescem os cílios, que deixa a região bastante vermelha e irritada.

Dores nos olhos - Blefarite - Ponto de Visão

Sujeiras nos olhos são principal sinal de blefarite. Imagem: Tua Saúde.

Essa região dos olhos sofre uma infecção bacteriana, que costuma afetar principalmente quem possui algum problema nas glândulas sebáceas e produz muito óleo na pele. Além da dor nos olhos, os sintomas também incluem uma ardência na área interna das pálpebras e crescimento anormal ou perda dos cílios.

Mas a complicação mais séria que causa dores nos olhos – entre outros sintomas – é o glaucoma. Com sintomas e diferentes variações, o glaucoma gera uma série de danos ao nervo óptico, altera a pressão intraocular e, em casos mais sérios, pode levar à cegueira.

O glaucoma pode causar danos irreversíveis à visão, sendo uma das doenças mais prejudiciais à saúde dos olhos. Entre os fatores que contribuem para seu desenvolvimento está o uso indiscriminado de corticoides e de colírios dilatadores.

Tratamento

O tratamento para qualquer tipo de doença que cause dores nos olhos começa por um passo bastante conhecido: ir ao oftalmologista. Sentindo dores constantes, a melhor escolha é visitar o médico para que ele possa descobrir a causa exata da complicação. A partir daí, os tratamentos variam de acordo com a doença.

A Ponto de Visão Digital está sempre preocupada com a saúde dos seus olhos. Além de produtos de qualidade, estamos sempre oferecendo dicas e informações úteis para que você possa estar com a visão saudável sempre! Cuide-se!

 

Com informações de Hospital de Olhos.

 

 

Deixe seu comentário