Entenda como o tempo mais seco interfere na visão

Entenda como o tempo mais seco interfere na visão

Saúde dos Olhos
17 jun
0
comentários

Ao longo do ano o tempo passa por mudanças consideráveis devido às estações e essas alterações não se limitam apenas às temperaturas. Por isso, em meses mais frios o tempo seco prejudica diretamente a saúde dos olhos. 

É característico do outono, por exemplo, que o ar apresente pouca umidade. Dessa forma, o tempo seco resulta numa menor lubrificação natural dos olhos, ocasionando sintomas como coceira, olhos vermelhos, queimação e visão borrada.

Com o início da temporada de resfriados e gripes, as pessoas também tendem a coçar os olhos com as mãos sujas, o que resulta em infecções como a conjuntivite.

Por isso, vamos te explicar quais são as interferências do tempo seco na visão e na saúde dos olhos e quais são os cuidados que devemos ter em períodos como o outono e inverno.

Como o tempo seco interfere na visão? 

O tempo seco interfere na visão deixando os olhos também menos úmidos e dessa forma resultando numa menor lubrificação dos olhos. Outro problema característico é a propagação de vírus e bactérias, que entram em contato com os olhos ao coçá-los com a mão suja. 

Além disso, é comum também o aumento de detritos voadores, como poeira e sujeira, que ao entrar em contato com a córnea, podem causar arranhões e irritação.

Quais os problemas mais frequentes durante períodos mais secos? 

O problema mais comum desta época do ano é a chamada “síndrome do olho seco”. Entre os sintomas estão: sensação de areia nos olhos, ardor, queimação, irritação, olhos vermelhos, visão borrada e lacrimejamento. 

Essa síndrome pode causar sequelas na córnea, além de aumentar o risco de inflamações e cicatrizes.

Como amenizar os problemas? 

É possível amenizar os problemas com algumas dicas simples que separamos para você: 

Mantenha-se hidratado 

A água é essencial para manter a hidratação dos olhos. Por isso, manter-se hidratado é uma das principais dicas que vão te ajudar a combater os olhos secos. Dessa forma, aumente a ingestão de líquidos, principalmente água, durante as estações secas.

Confira também: Veja como o consumo abusivo de álcool prejudica a visão

Faça compressas com toalhas quentes

Para olhos secos, fazer o uso de compressas com toalhas quentes pode ser uma alternativa. Aplicar uma toalha quente no local por alguns minutos auxilia a criar a umidade que os olhos precisam.

Invista em um umidificador de ar 

Umidificadores de ar são essenciais para essa época do ano, ajudando no combate ao ar seco dentro de casa. Além de auxiliarem na síndrome dos olhos secos, melhoram questões respiratórias. Sendo assim, é considerado uma das melhores soluções durante os meses de outono e inverno.

Mantenha o uso de óculos de sol 

É importante se lembrar de manter o uso de óculos de sol mesmo nessa época do ano. Quando estiver ao ar livre, não dispense a utilização, protegendo os olhos do vento e também de raios ultravioleta.

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser constante e feito em todas as épocas do ano. É importante lembrar que a automedicação nunca deve ser feita e que no caso de incômodos constantes, um profissional deve ser procurado para que seja feito o tratamento adequado.

 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog sobre saúde dos olhos!

Deixe seu comentário