Entenda o que é DNP, como tirar e saiba como é medido

Entenda o que é DNP, como tirar e saiba como é medido

Óculos de Grau
23 mar
0
comentários

Quem usa óculos já passou pela experiência de tirar medidas na ótica. Com o isolamento social, as compras online aumentaram ainda mais, e não entender as medidas para escolher é uma realidade para muitos que usam o acessório. 

Neste post, vamos explicar o que é DNP, para o que serve e ensinar como é feita a medida dessa distância nas óticas.

Afinal, o que é DNP

DNP é a sigla para distância naso-pupilar. Isto é: a distância entre o centro do nariz e o centro da pupila dos olhos. Medida em milímetros, pode ser informada pelos médicos oftalmologistas diretamente na receita ou na ótica no momento da compra.

Com o aumento das vendas online, muita gente não sabe que essa medida também pode ser feita em casa. Mas lembre-se: é importante ter precisão para garantir a melhor eficácia do seu tratamento. 

Por que essa medida é importante?

Essencial para a produção do óculos específico para cada cliente e seu respectivo tratamento ocular, a DNP alinha a região central da lente ao olho da forma mais indicada. 

A distância delimita o corte da lente para a montagem do óculos, influenciando diretamente na correção do problema ocular. Na miopia, por exemplo, as lentes têm a característica de serem mais grossas nas bordas, sendo diretamente afetadas pela medida da DNP.  

Como a DNP é medida?

Nas óticas, normalmente é utilizado o pupilômetro. O aparelho é colocado em frente à região dos olhos e o paciente deve olhar para o centro do alvo que aparece no visor. 

Foto: Divulgação / DepositPhotos.

A medida em milímetros apresenta a distância exata entre o centro da sua pupila e o centro do aro de um óculos ou do seu nariz. Como o grau da lente é posicionado especificamente no centro da lente, a medida é feita precisamente para garantir a eficiência do tratamento. Entenda melhor com a orientação da imagem abaixo:

Foto: Divulgação / Blog do Óptico.

O que acontece se a DNP estiver errada?

Como a medida é minuciosa, infelizmente acontece de a lente e a DNP estarem em desacordo quando o óculos fica pronto. No entanto, o ideal é que o acessório seja reformulado e ajustado o mais rápido para não prejudicar sua visão e trazer prejuízos a ela.

O equívoco pode trazer desconforto ao paciente e dificultar a adaptação com o óculos, já que o tratamento irá ser distorcido e objetos podem apresentar distâncias diferentes das reais e ocasionar dores de cabeça. 

Nestes casos em que a lente não se ajustou totalmente, a Ponto de Visão oferece garantia e você pode ajustar suas lentes da forma correta o mais rápido possível.  

Agora que você já sabe o que é DNP, que tal encontrar a loja mais próxima e vir medir a sua? Gostou do conteúdo? Você pode conferir outros materiais sobre saúde ocular no blog da Ponto de Visão. Não perca!

Deixe seu comentário