Imagem de mulher usando lentes de contato na praia

9 dicas de como usar lentes de contato na praia

Lentes de Contato
15 dez
0
comentários

O verão está chegando e com ele, as temperaturas se tornam cada vez mais altas. E apesar da praia ser uma ótima opção para aliviar os impactos da época mais quente do ano e relaxar, muitas pessoas têm dúvidas sobre como usar lentes de contato na praia com segurança. 

 

Afinal, usar lentes na praia sem os cuidados necessários pode ser prejudicial, pois o mau uso pode causar infecções ou irritações. Pensando nisso, preparamos 9 dicas para você usar lentes de contato na praia de forma segura, aproveitando ainda mais o verão!

Posso usar as lentes de contato na praia?

Sim! Você pode usar as lentes de contato na praia. Elas são a opção ideal para quem deseja curtir a praia em seu pleno potencial, pois oferecem muitos benefícios, tais como: 

  • Hidratação;
  • Maior campo de visão;
  • Conforto;
  • Proteção contra os raios solares (se tiverem filtros UVA e UVB). 

Confira 9 dicas para usar usar lentes de contato na praia

1 – Tome cuidado com o contato a areia

A areia e outros resíduos sólidos são itens perigosos para quem usa lentes de contato na praia. Portanto, faça o possível para evitar que algo indesejável entre em contato com suas lentes.

2 – Use óculos de sol em conjunto com as lentes

A ação dos raios solares pode causar diversos problemas para a saúde da sua visão. A exposição é maior às praias, portanto, lembre-se de levar seus óculos de proteção solar. 

3 – Mantenha os olhos fechados ao mergulhar ou utilize óculos de mergulho

Se você usa lentes de contato para nadar, nunca abra os olhos embaixo d’água. A água da praia oferece riscos de infecção. Uma boa solução é usar óculos de mergulho para evitar contaminação.

4 – Opte por usar lentes descartáveis

As lentes de descarte diário são feitas para serem descartadas após a utilização, sendo muito seguras contra infecções e alergias. Além disso, você não precisa ter medo de perdê-las! Afinal, você pode comprar lentes de contato facilmente (inclusive online!) e, caso caiam na água, basta colocar outras.

5 – Leve um kit de higienização 

Nunca use água da torneira, soro fisiológico ou água mineral para limpar suas lentes. Estes produtos não têm a capacidade de limpar adequadamente podem contaminá-las ainda mais. As lentes devem ser limpas com o kit de higienização indicado pelo fabricante ou seu médico oftalmologista. 

6 – Evite tocar e coçar os olhos

Os olhos podem ressecar bastante na praia, causando bastante vontade de coçá-los. No entanto, não recomendamos que você faça isso, pois suas lentes podem ficar contaminadas, gerando possíveis infecções.

7 – Retire as lentes antes do banho de chuveiro

O necessário banho na praia pode ser um problema para quem utiliza lentes de contato. Afinal, a água dos chuveiros pode estar contaminada com microorganismos perigosos para quem usa lentes. Portanto, retire-as antes de tomar o banho!

8 – Faça compressas geladas ou use um colírio para aliviar uma eventual irritação

Mesmo após todos os cuidados, é possível que você sinta alguma irritação nos olhos. Neste caso, é uma boa ideia usar colírios adequados ou uma compressa gelada sem deixar a água entrar em contato com os olhos. Caso a irritação continue, procure atendimento médico especializado.

9 – Tome cuidado com sua alimentação

Quando você usa lentes de contato na praia é preciso estar atento à sua alimentação. Afinal, você poderá desidratar com o alto calor da exposição solar, o que prejudica a lubrificação ocular e aumenta o atrito com as lentes. Portanto, beba bastante água e consuma alimentos que aumentem sua hidratação, um bom exemplo é água de coco 

Mantenha sua saúde ocular no verão!

Usar lentes de contato na praia é uma ótima forma de curtir o verão sem se sentir prejudicado por seu problema de visão. Para manter a sua saúde, siga as dicas acima e não dê margem para o azar. 

Por fim, qualquer dúvida sobre usar lentes de contato na praia devem ser esclarecidas por um médico oftalmologista. Então, não deixe de procurar orientação médica especializada e garanta que seu verão seja aproveitado com o máximo de segurança!

 

Deixe seu comentário