lentes para presbiopia

Lentes de contato para presbiopia: uma opção aos óculos multifocais

Lentes de Contato
03 nov
0
comentários

A presbiopia é uma condição na vista muito comum depois dos 40 anos e para algumas pessoas usar óculos pode ser difícil em algumas situações, como, por exemplo, para praticar exercícios físicos. As lentes para presbiopia são uma alternativa para isso. 

Prossiga com a leitura do conteúdo para entender como as lentes para presbiopia funcionam e para quem elas são indicadas.

O que é presbiopia? 

A presbiopia, conhecida também como vista cansada, é uma dificuldade para enxergar de perto. O cristalino do olho perde a sua elasticidade e por isso se torna tão difícil focar objetos que estão próximos. 

Esse tipo de problema surge naturalmente após os 40 anos e é um envelhecimento dos olhos comum na maioria das pessoas.

Como a presbiopia é corrigida? 

Para corrigir a presbiopia é preciso utilizar uma lente progressiva ou multifocal. 

Para tratar essa condição, algumas pessoas preferem o uso de óculos com lentes multifocais ou até mesmo lentes para presbiopia. Essa última é a melhor alternativa para o dia a dia e para quem não se adaptou aos óculos multifocais, ou então para aqueles que ainda usam um par de óculos para perto e outro para longe.  

Lentes de contato multifocais: uma alternativa aos óculos 

Para quem necessita da liberdade que os óculos não conseguem dar em algumas situações, é indicado fazer o uso das lentes para presbiopia. Elas corrigem a visão em distâncias variadas.

Sendo assim, possibilitam enxergar de perto e de longe ao mesmo tempo, usando a mesma lente.

As lentes de contato para presbiopia trazem vantagens como: 

  • Reduzem as distorções; 
  • Não embaçam como os óculos; 
  • Não atrapalham para a realização de atividades; 
  • Não alteram a estética do rosto; 
  • Oferecem uma qualidade melhor de visão; 
  • Melhoram a acuidade visual; 
  • Fazem uma transição sutil entre as graduações de grau.

Leia também: Mitos e verdades sobre as lentes de contato

Tipos de lentes de contato para presbiopia 

  • Concêntrica: é formada por um conjunto de círculos concêntricos em que cada círculo tem uma gradação diferente. Por isso permite que seja feita a transição de grau para diversas distâncias.
  • Asférica: essa opção apresenta gradação de grau para longe e para perto de maneira combinada. Dessa forma, é possível focalizar os objetos sem precisar movimentar os olhos. Também garante uma gradação suave entre os graus.
  • Com desenhos combinados: neste caso as graduações de perto e de longe ficam próximas ao centro do olho. Sendo assim, o efeito é mais natural, pois atua somente nos pontos que precisam de correção.
  • Para monovisão: nesta opção cada lente corrige um desvio, sendo uma para a visão de perto e outra para longe.

É importante encontrar a solução que corrija o problema de forma correta e que seja confortável para unir saúde e qualidade de vida. Dessa forma, a presbiopia não será um problema que vai impactar negativamente o seu dia a dia.

 

Além disso, procure sempre um oftalmologista para fazer o uso de lentes corretivas para presbiopia.

Deixe seu comentário