Imagem de homem fazendo exame nos olhos para ver se tem miopia

Miopia: o que é e como corrigir?

Saúde dos Olhos
01 nov
0
comentários

Você sabia que cerca de 30 a 40% da população ocidental sofre com miopia, de acordo com a Associação Brasileira de Oftalmologia? Esse mal atinge muitos dos brasileiros que precisam ir a oftalmologistas para tratar essa e outras doenças oculares. O Brasil apresenta mais de 2 milhões de casos da enfermidade por ano!

Por isso, várias pessoas buscam cada vez mais informações sobre a miopia para tentar entender o que ela é, como ela surge no nosso organismo, quais são os seus sintomas e como é possível tratá-la. E é justamente sobre esses assuntos que falaremos neste artigo, respondendo todas essas dúvidas! 

O que é a miopia? 

A palavra “miopia” é derivada do grego “myopia” que significa “fechar os olhos”. E se pararmos para observar, veremos que é justamente isso que alguém que tem a doença faz para tentar enxergar objetos distantes. 

Isso acontece, pois o globo ocular dessa pessoa é mais longo, fazendo com que a imagem se forme antes da luz chegar à retina. 

E o que isso causa? Simples: borrões em imagens distantes, como se a sua visão estivesse desfocada. 

Dependendo do grau de miopia, o paciente pode ver claramente muitas coisas que estão à sua frente ou até mesmo ter dificuldade de enxergar aquilo que está a poucos centímetros de distância!

Sintomas da miopia

A miopia geralmente é diagnosticada entre os 8 e 12 anos, entre a infância e a adolescência. Isso porque os olhos estão se desenvolvendo nessa etapa do crescimento, fazendo com que o seu formato possa mudar. 

Depois do diagnóstico, a doença pode se desenvolver rápida ou gradualmente, mas costuma apresentar esses sintomas: 

  • Necessidade de apertar os olhos fechar parcialmente as pálpebras para ver com mais nitidez;
  • Visão embaçada ao olhar para longe;
  • Piscadas excessivas;
  • Dificuldade para dirigir um veículo, principalmente durante a noite;
  • Dor de cabeça;
  • Estrabismo em crianças.

Causas da miopia

Atualmente, acredita-se que a genética é o principal fator causador da miopia que aparece logo nos primeiros anos de vida. No entanto, também existem estudos mostrando que o estresse visual em excesso e prolongado pode ajudar a desenvolver a doença. Isso pode acontecer por causa de: 

  • Utilização excessiva de celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos;
  • Desconfortos oculares, como estar em ambientes com muita claridade ou forçar a visão no escuro;
  • Leitura excessiva

Enquanto isso, adultos que começam a apresentar a enfermidade após a infância geralmente a adquirem devido à catarata ou à diabete grave. 

Por que corrigir a miopia? 

Corrigir a miopia é muito importante para estabilizar a sua visão e melhorar a sua qualidade de vida. Depois de diagnosticar a doença, você poderá comprar um óculos para minimizar os problemas e ter uma visão com muito mais qualidade!

Ao apresentar alguns dos sintomas da miopia, o ideal é procurar um oftalmologista para receber as orientações corretas. Não faça exames de vista grátis e rápidos, pois estes não te darão um diagnóstico completo sobre o seu problema. 

Lembre-se que apenas o profissional da área que poderá diagnosticar a doença e indicar o melhor formato de correção para cada caso. Logo, você receberá uma receita adequada de acordo com os seus sintomas.

Cuidar da saúde dos seus olhos é importante, e ir ao médico especialista periodicamente vai ajudar você a prever futuros problemas e, se necessário, realizar o tratamento certo. Cuide-se e previna-se!

Deixe seu comentário