Mitos e verdades sobre as lentes de contato

Lentes de Contato
03 dez
0
comentários

         Saiba identificar mitos e verdades a respeito das lentes de contato

Você já pensou em trocar seus óculos de grau por lentes de contato? É bem comum os usuários pensarem, cedo ou tarde, na transição dos óculos para as lentes de contato. A decisão, porém, se torna um pouco mais difícil quando nos deparamos com certos boatos a respeito das lentes. Por isso hoje a Ponto de Visão vai te ajudar a identificar o que é verdade – ou não – sobre o uso das lentes corretivas. Confira!

Imagem: Shutterstock

Não é todo mundo que pode usar lentes

VERDADE. As lentes de contato não são indicadas para pessoas que possuem alguma inflamação ocular, dificuldade de lubrificação dos olhos ou alergia a algum dos componentes das lentes. Entretanto, 90% das pessoas que usam, tiveram boa adaptação. Por isso a dica é sempre consultar um oftalmologista antes de fazer a mudança.

A lente pode se perder no globo ocular

         MITO. Muitas pessoas evitam o uso das lentes de contato por acreditarem que elas podem “se perder” atrás dos olhos, mas na verdade não existe essa possibilidade. A região superior da pálpebra é coberta pela conjuntiva, por isso no máximo a lente pode dobrar e ficar sob a pálpebra, o que pode ser resolvido facilmente.

As lentes rasgam quando manuseadas 

         VERDADE. Isto é, se não houver cuidado no processo de limpeza e aplicação das lentes. No caso das gelatinosas, elas podem sim rasgar; e no caso das lentes rígidas, podem sofrer rachaduras.

Quem usa lentes contato não pode usar maquiagem

MITO. Não existe nenhuma contraindicação sobre utilizar maquiagem e lentes. A dica é colocar as lentes antes de fazer a maquiagem e retirá-las quando for limpar a pele, para evitar que resquícios dos produtos cosméticos caiam nos olhos e causem irritação. 

Usar lentes de forma errada pode causar cegueira

         VERDADE. Quando não há a higienização correta das lentes, elas podem se tornar hospedeiras de um protozoário chamado Acanthamoeba, que pode estar presente em lugares úmidos. Assim que a lente infectada entra em contato com o olho, torna-se difícil ter controle ou tratar, o que pode levar à cegueira. Por isso vale lembrar que a limpeza das lentes deve ser diária e com produtos próprios para isso.        

As lentes de contato derretem quando se olha por muito tempo para uma fonte de calor

MITO. Tanto as lentes gelatinosas quanto as rígidas não derretem. O que pode acontecer é perderem a lubrificação devido ao calor, mas existem colírios que resolvem o problema.

Como já falamos aqui no Blog, existem formas corretas de cuidar das lentes de contato para evitar danos à saúde dos olhos. Leia e compartilhe a informação com seus amigos nas Redes Sociais. E continue acompanhando todas as nossas dicas. Até a próxima! ; )

 

Deixe seu comentário