grau cilíndrico

O que significa grau cilíndrico?

Óculos de Grau Saúde dos Olhos
16 ago
0
comentários

Você já se deparou com algum termo desconhecido ao pegar sua receita dos óculos ou lentes e encontrou dificuldades para entender seus significados? Isso é mais comum do que você imagina!

O termo grau cilíndrico, por exemplo, está presente em praticamente todas as receitas e por mais estranho que pareça ele é importante para identificar quais as necessidades da sua visão.

Pensando em tirar todas suas dúvidas sobre o que é grau cilíndrico, preparamos um material imperdível para você. Continue a leitura e aproveite!

O que é grau cilíndrico? 

O grau cilíndrico presente na receita diz respeito ao nível de astigmatismo que você possui. 

Ele vai identificar os problemas que sua visão tem em focar objetos, apresentando borrões em sua visão.

Assim, seguido do grau cilíndrico na receita terá preenchido o eixo, pois é nele que será identificado onde o astigmatismo está atuando e deverá ser corrigido. Vamos comentar melhor este tópico logo mais. 

Qual a diferença entre grau cilíndrico e grau esférico?

Em sua receita você vai encontrar também, além do grau cilíndrico, o grau esférico. Essa identificação diz respeito ao nível de miopia ou hipermetropia presente em sua visão. 

Então, a miopia apresentada no grau esférico está relacionada à perda de nitidez da sua visão para objetos ou pessoas que estão em uma longa distância.

Já no grau cilíndrico, como comentado anteriormente, é identificado o astigmatismo. Sua visão será turva seja numa distância curta ou longa. 

Qual a relação entre grau cilíndrico e eixo?

Visando corrigir o problema do astigmatismo, é no eixo que será identificado a posição que a córnea tem o formato assimétrico ou irregular.

Assim, seu oftalmologista vai identificar no momento do exame esse eixo. Em seguida, fará essa marcação na sua receita, podendo ser de 0 a 180 na circunferência. 

Por isso, o grau cilíndrico só será marcado se em sua avaliação for encontrado o astigmatismo. Se você não necessitar deste tipo de correção, o espaço destinado ao grau cilíndrico estará vazio. 

Quais são as lentes recomendadas para grau cilíndrico? 

As lentes para grau cilíndrico têm as espessuras determinadas conforme os níveis de astigmatismo de cada pessoa. 

Por isso, existem diferentes lentes recomendadas para o grau cilíndrico como as lentes de policarbonato com refração de 1.59, com indicação para pessoas que possuem grau até 2 de astigmatismo, com material leve e com grande durabilidade. 

Já para quem tem acima de 2 graus, as lentes 1.67 são ótimas opções, com espessura mais fina e confortável. Agora, se o grau for maior que 4, a tendência é que elas fiquem mais grossas. 

E para quem possui acima de 2 graus de astigmatismo, as lentes 1.74 também são indicadas. Elas possuem alto nível de refração, sendo mais finas, porém seu valor pode ser elevado e aumentar ainda mais dependendo do grau.

Outro ponto importante para saber sobre as lentes é o valor ABBE, que está relacionado diretamente com a qualidade que elas proporcionam à visão.

Esse valor será importante para medir a dispersão cromática da luz ao passar pelas lentes, ou seja, quanto maior for o valor ABBE de uma lente, a influência das cores será menor.

Assim, quanto mais alto for o índice de refração, mais densa será a lenta. Caso ocorra delas ficarem densas e finas, pode ser maior o desvio da luz, perdendo a nitidez.

Vale destacar que é importante sempre procurar um oftalmologista para tirar dúvidas sobre receitas de óculos. Além disso, as óticas especializadas saberão indicar as melhores lentes para astigmatismo. 

E se você está procurando um atendimento especializado, com qualidade e agilidade, encontre agora mesmo uma das lojas da Ponto de Visão que está sempre pronta para melhor te atender!

Deixe seu comentário