Óculos: antes de tudo, um item de saúde

Saúde dos Olhos
17 dez
0
comentários

Cada vez mais, conhecemos pessoas com dificuldades para enxergar. Os “borrões” são riscos para a saúde ocular em qualquer idade. E, muitas vezes, ir ao oftalmologista para saber as causas, o tratamento e a importância dos óculos para os olhos acontece tarde demais. 

Com o diagnóstico, vem a notícia: ir a um especialista antes faria muita diferença. Neste post, damos dicas de cuidados para a saúde ocular e explicamos a importância dos óculos para os olhos após o diagnóstico. Confira!

Quando você visitou o oftalmologista? 

Você sabia que entre 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados ou tratados se descobertos a tempo? É verdade: se o cuidado com a saúde ocular viesse antes de perceber algo errado, a maioria dos cegos não perderia a visão. 

Além disso, os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e reforçam a importância do acompanhamento prévio e frequente. Com tratamento adequado,  acompanhamento regular e óculos ou lentes de qualidade, a melhora dos casos é nítida.

Os cuidados com os olhos ao longo da vida 

Separamos oito dicas de cuidados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia:

  1. Consulte o oftalmologista pelo menos uma vez por ano;
  2. Ao sentir dor, incômodo ou ardência, procure um especialista;
  3. Faça pausas ao visualizar telas de televisão, celular, computador ou tablet;
  4. Evite coçar os olhos, pois pode causar lesões graves;
  5. Caso você tenha um bebê, faça o “teste do reflexo vermelho” ainda na maternidade;
  6. Ao usar maquiagem, garanta produtos com validade e qualidade e limpe bem os olhos após o uso;
  7. Beba água e pratique exercícios regularmente pois influencia a saúde ocular;
  8. Caso receba a prescrição de uso, entenda a importância dos óculos para os olhos e cuide bem deles.

A importância dos óculos de grau na saúde ocular 

Em muitos dos diagnósticos, são eles quem garantem a visão e a prevenção de danos maiores aos olhos. Ao escolher os óculos de grau, atenha-se e confira se é o modelo ideal. 

Material, curvatura, processos de fabricação e espessura são parte das características essenciais para a melhor correção e saúde ocular. Além disso, é importante fazer o uso conforme as orientações do oftalmologista e manter o cuidado frequente.

Importância dos óculos de sol e os perigos dos óculos piratas

Além de acessórios de moda cheios de estilo e charme, os óculos de sol são importantes para a proteção da saúde ocular contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol. As lentes oferecem componentes especiais que impedem lesões e danos graves a longo prazo de exposição, como catarata, inflamação da córnea e câncer. 

Ao adquirir óculos, garanta a proteção necessária: UV 400! Esta propriedade assegura aos seus olhos o bloqueio da incidência de todos os raios UVA e UVB, um alto fator de proteção. Modelos sem esta propriedade podem trazer riscos à saúde ocular. 

Encontre a loja mais próxima da Ponto de Visão e entenda o modelo ideal para você em óculos de grau e de sol. 

Deixe seu comentário