Qual a validade da receita dos óculos de grau?

Qual a validade da receita dos óculos de grau?

Óculos de Grau
27 maio
0
comentários

Você sabe quanto dura a receita dos óculos de grau? Já parou para pensar que a mesma receita que apresentou para montá-los pode já não atender mais às suas necessidades?

A orientação de um oftalmologista é essencial para você garantir que use os óculos mais adequados. Porém, essa atenção não deve ser somente na hora de encomendá-los. A saúde dos olhos deve ser acompanhada com frequência, principalmente se algum problema específico foi encontrado.

E a manutenção deles precisa estar alinhada a esse acompanhamento com um profissional qualificado. Sendo assim, neste post iremos te ajudar a entender por quanto tempo a sua receita vale, bem como tirar outras dúvidas sobre a importância dessa questão!

Quer saber se está no momento de procurar uma reavaliação dos óculos? Então continue a leitura!

A receita dos óculos de grau tem validade?

Sim.

Em geral, recomenda-se que dentro do período de 6 meses a 1 ano novas consultas sejam feitas para verificar se aquela receita continua correspondendo ao estado atual da visão de cada pessoa.

Por isso, é importante também sempre guardar a receita do óculos que estiver usando. Assim é possível consultá-la e checar se já está na hora de repetir as avaliações.

Em seguida você poderá pensar no modelo de óculos que for melhor, se é possível continuar com o mesmo e até no tipo de tratamento de lente usado para fazer aquele que seja mais ajustado para você.

Por que é importante estar com a receita em dia?

Fazer o devido acompanhamento médico é muito importante porque problemas de visão podem se manter estáveis ou evoluírem, exigindo adequações em seus óculos. Utilizar o grau errado pode agravar essas condições e por isso a atualização da receita deve ser feita constantemente.

Além disso, vale lembrar que é preciso procurar um local de confiança para desenvolver seus óculos e priorizar o conforto e ajuste de medidas dele para seu rosto, como no caso da DNP (distância naso-pupilar), para assegurar o bem-estar, especialmente se for usá-lo prolongadamente.

O que devo fazer depois que minha receita venceu?

Você precisará atualizar a sua receita. Para tanto, necessitará realizar novas consultas. Desse modo, será possível verificar se algo mudou em sua visão, se o grau aumentou ou mesmo se uma segunda condição se desenvolveu paralelamente à primeira.

Preciso esperar a receita vencer para voltar ao oftalmologista?

Nem sempre. 

Você pode agendar consulta quando estiver chegando o vencimento da receita dos óculos de grau ou voltar quando sentir necessidade. Ao notar algo diferente, ter dúvidas ou dificuldade de se adaptar, o ideal é conversar com seu oftalmologista.

Qualquer desconforto ou alteração notada deve passar por avaliação do médico, independentemente de há quanto tempo foi a última consulta.

Alguns sinais que podem indicar a hora de procurar o profissional são dores de cabeça, dores nos olhos e esforço visual além do comum para enxergar, à distância ou não. 

Este conteúdo te ajudou a entender a relevância de sempre observar a validade de sua receita dos óculos de grau?  Então, consulte sua última receita para checar o prazo e fale com um médico caso ela já tenha expirado.

E não se esqueça: procure uma ótica de qualidade e confiança no momento de renovar suas lentes! 

Deixe seu comentário