Receita dos óculos de grau sem segredos: entenda todos os termos

Receita dos óculos de grau sem segredos: entenda todos os termos

Óculos de Grau
05 out
0
comentários

A receita dos óculos de grau sempre é cheia de abreviações, números e sinais que são difíceis de entender sem ser um especialista. Sendo assim, é normal que esse tipo de  receita gere algumas dúvidas, principalmente para quem vai utilizar óculos pela primeira vez.

Não seria ótimo saber o que significa cada coisa? Isso com certeza vai te ajudar no momento da compra dos seus óculos de grau. Por isso, neste post, você vai entender de forma simples e didática todos os termos presentes na receita dos óculos de grau.

Entenda todos os detalhes da receita de óculos de grau 

Confira em detalhes todas as siglas e termos.

Siglas

  • OE: Olho Esquerdo;
  • OD: Olho Direito;
  • PL/PLANO: Grau Plano. Se essa informação estiver preenchida, significa que não existe uma correção de grau a ser feita;
  • ESF: Esférico;
  • CIL: Cilíndrico;
  • DNP: Distância Naso Pupilar;
  • DP: Distância Pupilar;
  • AD: Adição;
  • AV: Acuidade Visual;
  • VL: Visão de Longe;
  • VP: Visão de Perto;
  • VI: Visão Intermediária.

Esférico, cilindro e eixo 

O grau esférico vai indicar na receita quantos graus você possui de miopia ou hipermetropia em cada um dos olhos. Caso haja na sua receita um sinal negativo em frente a numeração, você possui miopia. Caso o sinal em frente a numeração seja positivo, você tem hipermetropia. 

E o grau cilíndrico, para que serve? Ele que indica se você possui astigmatismo. Se este for o caso, a coluna em questão terá todas as informações do grau das lentes corretivas que você precisa usar. Além disso, também virá com a coluna do eixo preenchida. 

A coluna do eixo deve ser sempre preenchida, pois o grau de astigmatismo não é colocado em toda a lente, apenas em um determinado eixo. Pessoas diagnosticadas com astigmatismo na receita de óculos de grau possuem um formato irregular do olho e diferentes pontos focais. Por isso há a necessidade do eixo do astigmatismo, servindo de localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. 

DP ou DNP  

DP, ou Distância Pupilar, serve para medir a distância entre as duas pupilas. 

Já o DNP, ou Distância Naso Pupilar, serve para medir a distância das pupilas em relação ao nariz. As medidas variam de pessoa para pessoa e determinam a espessura dos óculos. Cada óculos é fabricado de acordo com as medidas pessoais.

Adição  

A adição é o que define na receita dos óculos de grau se a pessoa deve usar lentes multifocais. As lentes multifocais são especiais pois possuem grau para perto e para longe. Depois dos 40 anos é comum que as pessoas tenham dificuldade de enxergar de perto, desenvolvendo assim presbiopia. 

A presbiopia é caracterizada pela perda da elasticidade do cristalino que nossos olhos têm, e sua consequência é a dificuldade para enxergar com nitidez os objetos de perto. Dessa forma, o médico oftalmologista acrescenta os graus na receita para que uma única lente atenda a todas as correções visuais necessárias.

Gostou de entender o que significam todas as abreviações, números e sinais da receita de óculos de grau? Agora se tornou muito mais fácil saber que tipo de lente você precisa. Isso com certeza vai te ajudar no momento de comprar seus óculos novos. 

 

Ficou com alguma dúvida sobre receita dos óculos de grau? Deixe nos comentários do post!

Deixe seu comentário