óculos de sol falsificados - ponto de visão

Quais riscos os óculos de sol falsificados trazem e como identificá-los

Óculos de Sol Saúde dos Olhos
28 dez
0
comentários

Estilos diversos e opções que custam uma parcela dos modelos originais: é isso que atrai muitas pessoas a escolher óculos de sol falsificados. No entanto, o “barato sai caro” quando consideramos todos os riscos que esses produtos trazem.

Estamos falando principalmente de riscos à saúde, por causa dos raios ultravioletas. É fácil esquecer que os óculos de sol não são apenas acessórios de estética, mas servem igualmente para proteção. Por isso, escolher um modelo original de qualidade é bastante importante.

Óculos de sol falsificados e seus riscos

Os raios ultravioleta, conhecidos inimigos da pele, são igualmente nocivos para os olhos. A proteção UV nos óculos de sol serve para que as pessoas possam olhar para onde quiserem em ambientes ensolarados sem se preocupar com danificar a visão.

Por bloquearem parcialmente a luz, a película dos óculos escuros também faz com que as pupilas se dilatem, o que as deixa mais expostas aos raios UV. Esse movimento acontece para que os olhos possam enxergar melhor quando recebem pouca luz.

Quando alguém usa óculos escuros originais, as pupilas permanecem protegidas por causa da proteção UV e garantia desses produtos. Mas o mesmo não acontece com os óculos escuros falsificados, que geralmente não possuem essa proteção e deixam as pupilas expostas.

E os riscos que surgem a partir daí são imensos, e o pior é que só são percebidos depois que algum dano já foi feito. Com exposição constante, os raios UV podem causar desde uma irritação passageira até um tumor maligno. As áreas atingidas podem ser várias: córneas, cristalino, retina.

Como identificar óculos de sol falsificados

Geralmente, as pessoas identificam facilmente quando os produtos não são originais. Existem algumas coisas específicas que podem ser observadas para saber se os óculos são falsificados:

  • Acabamento: o acabamento da armação de óculos de sol falsificados deixa a desejar, possuindo rebarbas, defeitos, peças mal colocadas. A produção em larga escala desses modelos faz com que eles não sejam bem trabalhados;
  • Lentes: muito poucos fabricantes de produtos falsificados colocam proteções UV em suas lentes. No momento de comprar, procure por certificações na própria armação, lente ou embalagem do produto. Se necessário, não deixe de perguntar ao vendedor;
  • Detalhes: aqui, alguns itens são importantes, como tamanho exagerado de armação; falhas no acabamento das cores, logo ou marcações excessivamente avantajadas; material de apoio, como o manual, ausente ou faltando com informações; entre outros.
  • Código de barras e nota fiscal: são duas coisas que os produtos originais geralmente não possuem, já que são como atestados de autenticidade. Na embalagem de um falsificado, geralmente não há código de barras. A nota fiscal também, é algo que o vendedor não pode lhe fornecer já que, por ser falsificado, ela não existe.

Agora que você sabe os riscos dos óculos de sol falsificados e como identificar um, não há por que não investir em um modelo original de qualidade. Acredite, a saúde dos seus olhos merece o melhor!

Quando estiver a procura de um modelo novo para estrear, conte com a Ponto de Visão! Temos várias marcas e produtos de qualidade atualizados com todas as atuais tendências. Nos faça uma visita!

Com informações de BBC.

Deixe seu comentário