tipos de lentes

Quais são os tipos de lentes que encontramos no mercado

Óculos de Grau
14 jul
0
comentários

Quando vamos à uma ótica para trocar de óculos ou adquirir nosso primeiro acessório, sempre recebemos algumas perguntas na hora de conversar sobre os tipos de lentes disponível. 

Se você sempre teve dúvidas sobre quais são os diferentes tipos de lentes e para que servem, chegou o momento de esclarecer. A Ponto de Visão trouxe um pequeno guia para você conhecer os aspectos mais importantes.

Lentes Anti-reflexo

Geralmente, os atendentes da ótica sempre perguntam se o cliente prefere uma lente convencional ou uma anti-reflexo. Esse é um fato que independe do tipo de problema que o olho possui, ou seja, não importa se a pessoa possui hipermetropia ou miopia. É possível conseguir uma lente anti-reflexo de qualquer maneira.

Essa lente é indicada principalmente para quem fica muito tempo durante o dia olhando para aparelhos ou objetos luminescentes, como monitores de computador e outras telas, e também para quem dirige muito durante a noite.

O efeito anti-reflexo serve para reduzir a incidência de luz na parte externa da lente, ou seja, para diminuir o efeito refletor em relação às luzes do ambiente. Com elas, pelo menos 20% da incidência de luz externa é diminuída, o que facilita o foco e concentração em objetos que emitem muito luz, além de evitar o cansaço visual.

Já falamos mais sobre elas aqui no blog, caso você queira saber mais sobre as lentes anti-reflexo. 

No lado esquerdo, uma lente convencional. No lado direito, uma lente com película anti-reflexo. Reprodução / A Caracol.

Diferentes materiais de fabricação

Geralmente não chegamos a escolher o material de fabricação das lentes. Isso porque, na maior parte dos casos, o melhor tipo de material, por ser mais confortável, leve e resistente, é o acrílico.

No entanto, é uma questão de preferência e particularidade do caso. Algumas condições exigem lentes de vidro, por exemplo. Elas também são ótimas e não trazem nenhum problema.

Lentes convergentes e divergentes

Aí estão tipos de lentes que dependem do tipo de problema de visão As lentes convergentes são o tipo necessário para corrigir a hipermetropia, ou seja, dificuldades para enxergar de perto. Elas podem ser usadas tanto em óculos de grau quanto em lentes de contato.

Já as lentes divergentes são as utilizadas para resolver o problema oposto, a miopia. Como possuem o formato oposto ao do contorno do olho, não é possível criar lentes de contato divergentes, apenas óculos de grau.

Também é importante lembrar de outras características, como as lentes bifocais e multifocais. Elas também se relacionam ao tipo de problema que a pessoa possui. Quem tem dificuldades para enxergar tanto de perto quanto de longe, por exemplo, fará bom uso das lentes bifocais, que compreendem dois campos de visão.

As multifocais costumam estar entre os melhores tipos de lentes, já que compreendem vários campos de visão diferentes e oferecem uma visão limpa a todo momento.

Outros tipos de lentes

Quando alguém vai adquirir óculos novos, também é comum que sejam explicadas outras particularidades das lentes. Existem as antiabrasivas, por exemplo, que são excelentes para quem realiza atividades que oferecem riscos às lentes. Com elas, há menos chance de riscos e de quebras em caso de quedas.

Também existem as lentes com “vídeo-filter”, uma variedade mais recente desenvolvida especialmente para quem passa muito tempo em frente a telas. Elas ajudam a diminuir o desconforto causado pela luminosidade. 

Basicamente, isso é tudo que você precisa saber sobre os tipos de lentes. Lembre-se que, quando estiver precisando trocar as suas, a Ponto de Visão possui uma imensa variedade de tipos. Realizamos todo o processo para nossos clientes, ou seja, basta escolher o modelo de óculos, o tipo de lentes e pronto.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações úteis para a saúde dos seus olhos!

Deixe seu comentário