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Cientistas confirmam que a vitamina C tem importante papel na saúde dos olhos

Saúde dos Olhos
18 dez
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O conhecimento popular nos diz que os principais benefícios da vitamina C podem tirar rapidinho da cama quem está com uma boa gripe. No entanto, ainda é pouco conhecido o muito que ela pode fazer para a saúde dos olhos.

Nutrientes e saúde dos olhos

Um estudo divulgado recentemente constatou que a vitamina é uma grande aliada de quem sofre de catarata, doença que é responsável por cerca de 51% dos casos de cegueira tardia no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, quase 30% da população com mais 60 anos sofre com essa condição que deixa a visão turva e embaçada.

Na pesquisa que conduziram, os cientistas investigaram durante 10 anos como a alimentação influencia no desenvolvimento da catarata. Cerca de 648 mulheres entre 50 e 83 anos de idade tiveram seus olhos analisados periodicamente para saber se e como a doença estava progredindo. Elas também preencheram questionários sobre sua rotina alimentar e ingestão de nutrientes.

Quando cruzaram os resultados, a surpresa: as mulheres que mais consumiram vitamina C tiveram redução de 33% no ritmo de evolução da catarata. Além disso, a vitamina conseguiu diminuir em 19% a probabilidade dos olhos serem atingidos pela doença.

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A relação entre esse nutriente e a saúde dos olhos tem a ver com a ação dos antioxidantes, algo que a vitamina C tem de sobra. Eles ajudam a manter a transparência do cristalino dos olhos, área em que a catarata atua. Sem sua ajuda, diversas áreas do corpo e organismo se enfraquecem e “envelhecem” precocemente.

Esse estudo foi realizado por cientistas da conceituada King’s College de Londres, Inglaterra. E ele não foi o primeiro a relacionar nutrientes específicos com a saúde dos olhos. Nesse ano, também foi uma publicada uma revisão de 30 diferentes estudos que comprovam que as chances de desenvolver catarata podem ser afastadas com o consumo adequado de vitamina C.

Mas quanto é necessário consumir?

Não é preciso muito, não. Para os homens, o adequado é ingerir cerca de 90 mg diariamente, enquanto para as mulheres o suficiente é 75 mg. Pouco mais que duas laranjas ou 50 g de pimentão amarelo, por exemplo, são capazes de suprir aproximadamente esse valor.

Todos os cientistas concordam que uma alimentação rica em diversos nutrientes é capaz de beneficiar a saúde dos olhos. O manganês, por exemplo, é quase tão importante quanto a vitamina C para essa finalidade, apesar de ser esquecido por muitos.

Gostou das informações? A Ponto de Visão está sempre preocupada com você e seus olhos. É por isso que, além de oferecer óculos de qualidade, também trazemos dicas e notícias úteis para você. A saúde dos olhos merece toda sua atenção!

 

Com informações de Saúde Abril.

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