Vitamina C - Saúde da visão

Vitaminas para enxergar bem por mais tempo

Saúde dos Olhos
13 jun
0
comentários

Muitas pessoas esquecem que a alimentação também influencia na saúde dos olhos, especialmente na manifestação de doenças, como a catarata. Entre vários nutrientes que contribuem, um especial nós devemos citar: a vitamina C.

A relação desta vitamina com a prevenção e combate às doenças já é conhecida por todos nós. O que médicos têm descobrido recentemente é que é ela é uma poderosa aliada na luta contra a catarata.

Um estudo realizado pela instituição King’s College, da Inglaterra, comprovou que a vitamina C conseguiu reduzir a progressão da catarata e até impedir sua manifestação. Vamos falar como eles chegaram nesta conclusão.

A catarata costuma deixar a visão nublada em diferentes níveis. A doença está associada com a degeneração do cristalino.

Vitamina C e saúde dos olhos

Durante uma década, cientistas analisaram 324 pares de mulheres gêmeas com idades entre 50 e 83 anos. Durante este tempo, eles verificavam a saúde do cristalino, a lente natural do olho, para identificar o aparecimento e progressão da catarata. Enquanto isso, também conseguiram ter dados de como era a alimentação no dia a dia de todos os participantes.

Depois de cruzar os dados, os pesquisadores perceberam algo bastante incrível: quem consumiu uma quantidade considerável de vitamina C na rotina conseguiu reduzir a progressão da catarata em 33%.

Mais impressionante ainda, em alguns casos a vitamina C conseguiu reduzir até 19% das chances da catarata sequer aparecer. Junto com um mineral também importante na alimentação, o manganês, a vitamina se tornou uma defesa incrível para a proteção contra a doença.

Tudo isso se explica no fato de a vitamina estar no grupo dos poderosos antioxidantes, que atuam contra os radicais-livres. Sem os antioxidantes, muitas células, tecidos e músculos do corpo sofrem deterioração de forma relativamente precoce. O cristalino, onde ocorre a catarata, é um dos afetados quando a alimentação é pobre nos nutrientes.

Vitamina C - Ponto de Visão

Alimentos cítricos são famosos por possuírem vitamina C.

Onde encontrar a vitamina C

Não é muito saber onde encontra-la, não é mesmo? Laranja, tangerina, limão, acerola, mamão. Além desses velhos conhecidos, também é importante lembrar do pimentão amarelo, do kiwi, da goiaba vermelha e da manga.

O que poucas pessoas sabem é a quantidade ideal da vitamina que precisa ser consumida no dia a dia. Estima-se que, entre os adultos, é necessário que os homens consumam cerca de 90 mg ao dia e as mulheres 75 mg.

Para se ter uma ideia, uma laranja média possui cerca de 40 mg do alimento. Já uma dose de 200 ml do seu suco possui algo próximo de 120 mg.

Frutas comuns na nossa dieta, como o mamão, o morango, a goiaba e o kiwi possuem entre 70 e 90 mg por cada porção média. O campeão mesmo é o pimentão amarelo, que possui cerca de 200 mg da vitamina para cada 100 g.

Vale lembrar que os alimentos só conservam essas propriedades quando consumidos crus.

 

É sempre bom aprender algumas dicas para manter a saúde em dia, não é? Parece bobo lembrar, mas a visão também não pode ser esquecida e precisa conservar bons hábitos para que permaneça saudável por bastante tempo.

A Ponto de Visão tem um compromisso com sua saúde e sua satisfação. Levamos essa postura também para nosso catálogo, sempre oferecendo produtos de qualidade, certificados e que ofereçam toda a segurança necessária. Quando precisar de uma ótica confiável, pode contar com a gente! 😉


Com informações de Saúde.

Deixe seu comentário