A Covid-19 afeta os olhos: entenda como

A Covid-19 afeta os olhos: entenda como

Saúde dos Olhos
23 mar
0
comentários

Em meio a tantas informações acerca da pandemia, muitas vezes é difícil enxergar os fatos mais importantes? E falando em visão, você sabia que a Covid-19 afeta os olhos? Pesquisas indicam que a região ocular é uma das portas de entrada do coronavírus e iremos explicar como.

A região responsável por um dos nossos sentidos têm sido fonte de um dos principais sintomas prévios ao resultado positivo de Covid-19. Diversos indícios constataram a partir de relatos dos próprios infectados que a Covid-19 afeta os olhos

No post de hoje, trazemos alguns dados sobre o tema, os sintomas que podem ser identificados semanas antes do diagnóstico e as principais formas de prevenção e tratamento. 

O que dizem os estudos

Você sabia que a lágrima de alguém com Covid-19 pode ser fonte de contágio? Esta foi uma das constatações do estudo recente da Academia Americana de Oftalmologia. Segundo a pesquisa divulgada, o vírus causa conjuntivite em cerca de 1 a 3% dos casos de infectados. 

Para aqueles que ainda não conhecem, a doença comumente apresenta vermelhidão nos olhos, sensação de sujeira, coceira e dor de cabeça. 

Outro estudo divulgado na revista BMJ Open Ophthalmology revelou que a conjuntivite foi o primeiro indício do contágio em 83% dos casos analisados para saber se a covid-19 afeta os olhos

A pesquisa foi realizada em dezembro do ano passado e apresentou um grande número de relatos que indicaram dor nos olhos e a alta sensibilidade à luz até três semanas antes da confirmação positiva do vírus. 

Quais são os sintomas de Covid-19 mais comuns no olhos 

  • Ressecamento ocular;
  • Visão embaçada;
  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Dor nos olhos.

Para a prevenção da COVID-19 através do contágio pelos olhos, o ideal é mantê-los sempre lubrificados, evitando o uso excessivo de ar condicionado e eletrônicos. 

Sabemos que com o isolamento social é mais difícil evitar o uso excessivo de celulares, tablets, notebooks e televisões. No entanto, lembre-se de fazer pequenas pausas, ajustar a iluminação da tela e manter uma distância considerável do(s) aparelho(s). Não só COVID-19, mas transtornos futuros como a miopia podem ser evitados assim.

Adeptos de lentes de contato e óculos devem reforçar a higienização diária de ambos acessórios para a garantia de saúde. Com a limpeza em dia de ambos, diminui-se o risco de contágio, já que a covid-19 afeta os olhos

Teve algum destes sintomas listados acima? Consulte um médico oftalmologista para entender melhor o seu problema e prevenir transtornos a longo prazo. Existem tratamentos especializados para cada tipo de sintoma da maneira mais indicada e eficaz.

Além disso, é claro, é importante continuar seguindo todas as medidas sanitárias aconselhadas pelos órgãos oficiais de saúde, reforçando o uso da máscara e álcool em gel. 

Gostou das dicas e das informações? Você pode conferir mais conteúdos como este no blog da Ponto de Visão

 

Deixe seu comentário