Quer usar lentes de contato? Confira os cuidados essenciais que elas precisam
Mesmo que hoje os óculos já consigam abranger todos os estilos e gostos, muitas pessoas costumam preferir as lentes de contato. Entre praticidade, conforto, aparência, são vários os motivos que guiam a escolha dos consumidores. Nosso papel, claro, é ensinar os cuidados essenciais que essas pequenas lentes precisam ter.
Foco na limpeza
Para ter noção do quão importante é cuidar bem das lentes de contato, é só lembrar que elas entrarão em contato direto com o olho, ficarão “coladas” ao globo ocular, e por isso próximas às regiões sensíveis. Nesse sentido, o mais importante cuidado é com a limpeza das lentes. É necessário evitar que todo e qualquer micro-organismo nocivo entre em contato com os olhos.
Felizmente, essa é uma tarefa fácil. As lentes de contato precisam ser limpas antes e depois de cada uso com uma solução específica, ideal para o trabalho. Basta pingar algumas gotas desse líquido em cada lente e esfregar suavemente com os dedos em toda a superfície. Vale lembrar que as mãos também precisam estar bem limpas durante esse processo.
Os mesmo cuidado de limpeza também vale para o estojo das lentes. Ele também precisa ser limpo com a mesma solução utilizada antes, evitando qualquer risco de contaminação.
O procedimento a ser feito pode ser exatamente esse: ainda com as lentes, limpe o estojo e deixo-o secar ao vento, sem utilizar toalha ou papéis; quando ele estiver seco, tire as lentes uma por uma para serem limpas; por último, guarde-as normalmente, e deixa para abrir o estojo apenas quando for utilizar as lentes novamente.
A solução limpadora que deve ser utilizada em todos os momentos da limpeza deve ser indicada pelo próprio oftalmologista. Ela é mais eficiente que qualquer outro produto geralmente usado – soro fisiológico, água e sabão, etc. – porque elimina toda impureza que possa contaminar os olhos, como bactérias, fungos, proteínas e lipídios – que grudam nas lentes a partir dos olhos.
Tempo máximo para ficar com as lentes
12 horas por dia: esse é o tempo máximo que se deve permanecer com as lentes de contato nos olhos, segundo oftalmologistas. Deixá-las por mais tempo pode ser um grande risco porque, como algumas lentes podem interferir na lubrificação do olho, elas podem ficar secas enquanto estão lá, podendo até “grudar” no globo ocular. O ideal é, pelo menos, sempre tirar antes de dormir, lavando adequadamente.
Durante o dia, a pessoa que utiliza lentes deve levar consigo um líquido lubrificante, que também deve ser indicado pelo oftalmologista. Quem fica muito tempo na frente de telas ou recebe muito vento no rosto certamente deve lubrificar a região dos olhos para evitar que sequem.
Em relação a duração das lentes de contato, cada uma possui data de validade específica, que deve ser informada quando são adquiridas. Cada tipo de lente possui uma duração específica – algumas são diárias, outras semanais, etc. -, e é importante respeitar esse período para evitar complicações nos olhos.
E aí, ficou interessado em adquirir lentes de contato novinhas para você? Dê uma passada aqui na Ponto de Visão e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes. Seu olhar vai mudar depois que sair da nossa loja!
Com informações de Minha Vida.