dicas conservação dos óculos

Conservação dos óculos: dicas super úteis para fazê-los durar por mais tempo

Óculos de Grau
06 dez
0
comentários

Quem usa óculos constantemente sabe que danificar o acessório já é estressante, e perde-los, então, é uma grande dor de cabeça. O pior é quando isso acontece por causa de alguns pequenos descuidos que podiam ser evitados com um pouco mais de atenção.

Hoje, vamos dar algumas dicas simples e úteis para ajudar na conservação dos óculos e, claro, mantê-los sempre por perto.

Quando não estiverem com você

Quando não estiver com os óculos por perto, é importante deixá-los longe de riscos. Antes de tudo, quando não estiver usando, procure não usá-los como “tiaras”, parados na parte de cima da cabeça. Além de aumentar riscos de quedas, isso pode deformar as armações por fazer com que estiquem.

Evite também deixá-los sob o efeito do calor. Como as armações são feitas de metal ou de materiais plásticos, altas temperaturas podem amolecer o plástico e alterar as formas do metal, deixando as armações defeituosas.

Ao deixá-lo apoiado em algum lugar, o acessório não pode ficar com suas lentes voltadas para baixo. Isso porque deixar as lentes em contato dessa forma facilita muito a ocorrência de arranhões.

Acima de tudo, quanto não estiverem sendo usados, o melhor a se fazer é guarda-los em seu estojo. Dessa forma, a maior parte de acidentes podem ser evitados, desde esquecer onde ficaram até sentar em cima deles acidentalmente.

Quando precisarem ser limpos

Os materiais utilizados na limpeza são bastante importantes para a conservação dos óculos . O uso de produtos químicos que contenham substâncias como amônia ou álcool são totalmente contraindicados. Eles danificam a camada protetora das lentes que é essencial para a segurança dos olhos.

conservação dos óculos

Imagem: reprodução / Tudo por e-mail.

Para limpeza geral, o ideal é um simples pano de microfibra. O uso de camisetas ou outras peças de roupa e tecido – como muitas pessoas fazem – também não é indicado. Os óculos podem ser lavados com água e, em seguida, secos com o uso do pano de microfibra.

Quando for necessário o uso de um produto especial para a limpeza, existem várias soluções especiais que podem ser compradas em óticas. O álcool isopropílico (70%) é um substituto possível para essas soluções. O uso de detergentes, sabão ou outras substâncias, por sua vez, é totalmente contraindicado.

Ajustes periódicos

Apontar desgastes, falhas de uso e parafusos soltos é o papel de técnicos óticos. Basta levar os óculos à uma ótica – de preferência a mesma em que o acessório foi comprado – e requisitar um ajuste. É simples, rápido, e geralmente é realizado gratuitamente.

Não parece tão difícil, certo? Alguns cuidados básicos podem ajudar na conservação dos óculos e aumentar sua vida útil por muito mais tempo. Seu bolso agradece!

Para mais dicas e informações úteis sobre óculos, lentes de contato e saúde dos olhos, continue acompanhando o blog da Ponto de Visão Digital!

 

Deixe seu comentário