Lentes de contato coloridas - Ponto de Visão

Anvisa proíbe a venda de algumas lentes de contato coloridas. Saiba quais são

Lentes de Contato
23 abr
0
comentários

As lentes de contato coloridas são a escolha de muitas pessoas que querem mudar a aparência dos olhos de forma rápida e prática. No entanto, já falamos aqui no blog que esses acessórios exigem cuidados e podem até ser perigosos em situações específicas.

Tanto que, recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu que lentes da marca Nipon Cosplay sejam comercializadas no país por falta de registro e regulamentação.

As lentes da marca eram utilizadas principalmente por cosplayers, isto é, pessoas que se vestiam de personagens fictícios de desenhos, seriados, filmes, etc. Os acessórios eram vendidos através da internet.

Cuidados com lentes de contato coloridas

É muito comum que as pessoas que usem lentes de contato coloridas ignorem os cuidados necessários com elas. Por serem acessórios quase que exclusivamente estéticos, os usuários não costumam ir ao oftalmologista ou qualquer profissional da área para dicas e conselhos.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem ou ignoram é que elas exigem os mesmos cuidados que as lentes convencionais. Elas também interagem com a curvatura e relevo da córnea, além de que podem levar aos mesmos problemas em caso de negligência do usuário.

Da mesma forma que existem lentes específicas para cada tipo de olho, as lentes de contato coloridas também não servem para todos. Mais do que isso, especialistas afirmam que cerca de 16% da população brasileira não pode usar lentes de contato no geral por causa das característicos dos olhos.

Como as lentes de contato coloridas são consideradas quase que sempre como acessórios estéticos, semelhante aos óculos sem grau, é comum que as pessoas esqueçam de limpá-las, manipular corretamente e até de hidratá-las. Por isso, é comum que se tornem um risco.

Além disso, essa falta de cuidado por parte do usuário também faz com que muitas empresas comercializem esses produtos sem os devidos cuidados, forçando a Anvisa a intervir.

A Ponto de Visão está sempre preocupada com a saúde dos seus olhos, por isso estamos sempre indicando os melhores produtos, que atendam todas as suas necessidades. Continue de olho em nosso blog para mais notícias e dicas!


Com informações de Gazeta do Povo.

Deixe seu comentário