Miopia infantil: como identificar e como tratar
Você está desconfiado que seus netos ou filhos estão com miopia infantil? É importante ficar atento, pois as crianças nem sempre sabem expressar o que estão sentindo ou percebem que há algo de errado com sua visão.
Esse distúrbio causa a dificuldade em enxergar com clareza os objetos distantes, dificultando a compreensão de informações, por exemplo. Na idade escolar, é importante ficar de olho na saúde visual dos pequenos.
A condição costuma ser hereditária, mas a exposição à luz artificial pode contribuir para o seu desenvolvimento. Durante a pandemia, houve um aumento significativo nos casos de miopia infantil. Isso porque o uso de aparelhos eletrônicos, televisão ou computador tornou-se ainda mais frequente.
No post de hoje você vai conferir dicas de como identificar os sintomas, como fazer o diagnóstico e quais são os tratamentos para a miopia infantil. Confira!
O que é miopia infantil
Ela é caracterizada por um erro refrativo no globo ocular. Neste caso, a imagem de objetos é focada à frente da retina, transmitindo ao cérebro algo que não corresponde à realidade. Desse modo, a visão de itens distantes fica turva.
É importante que ela seja diagnosticada o quanto antes para se iniciar o tratamento. Isso porque quando não se tem os devidos cuidados, as pessoas com esse distúrbio têm maiores chances de desenvolver catarata, descolamento de retina e outros problemas.
6 principais sintomas de miopia infantil
A seguir, confira de que maneira é possível diagnosticar a miopia infantil em seus pequenos:
Dor de cabeça
É comum que crianças com esse erro refrativo tenham que cerrar os olhos para tentar enxergar direito. Ao fazer isso por tempo prolongado, elas podem apresentar constantes dores de cabeça.
Irritação/coceira frequente nos olhos
A miopia frequentemente deixa os olhos irritados e avermelhados. Desse modo, é comum que os seus netos ou filhos cocem os olhos com frequência.
Necessidade de sentar-se muito próximo da televisão ou do quadro-negro
A miopia infantil pode ser notada na escola, quando o estudante não consegue ver o quadro com clareza. E em casa, se o pequeno se aproxima muito da televisão, é um sinal de alerta para levá-la ao oftalmologista.
Dificuldade de aprendizado
Como consequência de não enxergar bem, o estudante não acompanha corretamente as aulas e pode ficar para trás no aprendizado.
Dificuldade nas brincadeiras em grupo
Por fim, não conseguir olhar os objetos a distância pode atrapalhar até mesmo nas brincadeiras em grupo. Esportes com lançamento de bolas, por exemplo, podem se tornar muito mais difíceis.
Diagnóstico e tratamento
É mais comum descobrir a miopia em crianças na fase escolar, principalmente ao ter atenção aos sintomas citados acima. O problema pode ser diagnosticado com precisão através de exames oculares feitos por um oftalmologista.
O tratamento pode ser feito através da correção com óculos ou lentes de contato. Vale ressaltar que a melhor opção depende do nível de adaptação e do estilo de vida de cada um.
Como evitar ou impedir o desenvolvimento da miopia em crianças
Para impedir o desenvolvimento da miopia infantil é simples: consulte um médico especialista periodicamente e realize exames regulares para receber a identificação do problema correta.
Já tem o exame em mãos? Vá até à loja Ponto de Visão mais próxima de você e escolha a melhor armação para o seu filho!