mitos sobre as lentes de contato

Desmentindo alguns mitos sobre as lentes de contato

Lentes de Contato
14 dez
0
comentários

Muitas pessoas ficam curiosas sobre as lentes de contato e interessadas em utiliza-las, mas alguns mitos ou falta de informações ainda deixa bastante gente confusa. Os principais envolvem os perigos que elas podem trazer à saúde.

Para deixar os interessados mais tranquilos, hoje falaremos dos mitos sobre as lentes de contato, explicando se são bem fundados ou não.

Problemas aos olhos

As lentes não causarão nenhum tipo de problemas aos olhos caso elas sejam utilizadas corretamente e seja feita sua manutenção, e nós até já demos dicas sobre isso aqui. Doenças oculares não são mais comuns em usuários de lentes, nem elas podem arranhar ou ficar presa nos olhos.

Os hábitos de limpeza das lentes e de lubrificação das mesmas são essenciais. No caso de elas ficarem extremamente secas, elas começarão a incomodar muito os olhos e se tornarão mais difíceis de serem removidas. No entanto, é extremamente raro que fiquem grudadas, porque o desconforto de sua secura é muito grande para alguém deixe elas grudarem.

Infecções nos olhos ocasionadas pelas lentes só são possíveis caso as mesmas não sejam limpas da maneira correta. A limpeza deve remover toda a sujeira capaz de trazer algum dano.

Preço, idade e indicações

A acessibilidade das lentes é variável, mas seu custo pode sim ser acessível. Isso porque os hábitos de uso vão ditar se “vale a pena”. Lentes de contato sujam menos, não caem e quebram e não atrapalham a visão periférica. Nesse sentido, são adequadas para quem utiliza em situações esporádicas, sem necessidade de correção constante.

Ao contrário do que muitos pensam, seu uso não é exclusivo de quem precisa corrigir muitos graus na visão. Elas compreendem quase todos os graus e as complicações visuais mais comuns.

Mitos sobre as lentes de contato: desmentimos!

É importante também contar com as imprevisibilidades do dia a dia. Óculos podem podem ser perdidos ou quebrados alguns meses depois de serem adquiridos, por exemplo, fazendo com que não valha a pena o valor investido.

Já no caso das lentes de contato, a validade varia bastante. Existem aquelas que duram alguns dias até as que duram um ano. Se alguma delas for perdida ou extraviada, certamente seu custo não será tão alto quanto de um óculos.

Tudo vai depender das relações de conforto, necessidade, estética e manutenção. A opinião de um oftalmologista nesse caso é importante para ajudar na decisão correta.

Não confie nos mitos sobre as lentes de contato 

Acredite, em tantos anos trabalhando com correção de visão, já ouvimos diversos  mitos sobre as lentes de contato. O mais improvável deles, mas que muita pessoas provavelmente ainda desconfiem, é esse: as lentes podem ir parar na parte de trás do olho.

Isso é absolutamente impossível, não apenas pelo produto como pela própria constituição do globo ocular. Uma membrana que cobre o olho e se liga ao interior da pálpebra torna isso impossível de acontecer, porque não deixa nada ultrapassar a região “aberta” dos olhos.

Como falamos, a manutenção das lentes, quando feita corretamente, evita todo e qualquer tipo de complicação que elas podem causar. Antes de decidir optar por elas, converse com seu oftalmologista e tire todas as dúvidas que você possa ter.

Quando estiver preparado para adquirir suas novas lentes de contato, não deixe de passar em uma de nossas lojas. A Ponto de Visão deseja contribuir o máximo possível para a saúde dos seus olhos!

 

Com informações de Acuvue.

Deixe seu comentário