Como o estresse pode afetar a sua visão

Saúde dos Olhos
17 nov
0
comentários

Está sentido dor e dificuldade para enxergar? Você sabia que ansiedade e estresse podem afetar diretamente sua visão, atrapalhando sua saúde? 

Em nosso cotidiano cada vez mais corrido e frenético, a agitação torna-se parte do dia a dia de muitas pessoas. Contas para pagar, fugir de atrasos, acúmulo de tarefas diárias, enfim, são muitos tópicos que podem estar tirando a sua paz. 

Nesse cenário, é natural que surjam problemas derivados desse ritmo agitado. No entanto, muitas pessoas não sabem que além de problemas psicológicos, como o Burnout, a nossa vista também pode ser prejudicada dependendo do grau de esgotamento emocional. 

Por isso, nesse artigo, vamos te mostrar como esses problemas podem danificar progressivamente os seus olhos, além de dicas para diminuir os sintomas e ter uma boa saúde ocular. Siga a leitura! 

O que é estresse? 

O primeiro ponto é compreendermos o que é estresse. De forma objetiva, essa é uma condição de resposta do organismo a estímulos que possam trazer ameaças ou problemas em nossas funções vitais. 

Dessa forma, o corpo libera hormônios como a adrenalina, responsáveis por ativar uma espécie de “alerta” que mantém a pessoa em constante atenção. Assim, temos o desenvolvimento desse quadro clínicos. Os sintomas mais comuns para essa doença são dores de cabeça constantes, dificuldade de concentração e temperamentos explosivos. 

Como o estresse afeta a visão? 

Mas afinal, como essa condição pode trazer problemas para a visão? Bem, assim como qualquer parte do corpo, os olhos necessitam de uma musculatura para o funcionamento pleno. Dessa forma, a acomodação visual (encarregada de garantir o foco na imagem) só desempenha bem sua função quando essa região atua naturalmente. 

No entanto, os hormônios liberados em um quadro de estresse podem atrapalhar o pleno funcionamento das estruturas oculares, provocando espasmos que causam falhas na vista. Assim, diversos sintomas nos olhos podem surgir como consequência. 

Confira abaixo alguns exemplos! 

Sintomas do estresse na visão 

Fadiga ocular 

A fadiga ocular é caracterizada pelo cansaço na vista originado especialmente pelo tempo exagerado de exposição em um único ponto, como telas de celulares ou computadores, por exemplo.  

Nesses casos, nossos olhos realizam movimentos involuntários conhecidos como micro flutuações, responsáveis pela manutenção no que está sendo visto. Quando eles são repetidos com muita frequência, a musculatura da região se desgasta, ocasionando: 

  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Irritação;
  • Olhos secos ou lacrimejantes;
  • Visão embaçada ou dupla;
  • Aumento da sensibilidade à luz.

Espasmo palpebral 

Muito provavelmente você já sentiu a sua pálpebra tremendo em algum momento da vida, certo? Esse é o principal sintoma do espasmo palpebral ou blefaroespasmo.

Essa condição ocorre especialmente em decorrência dos estímulos corporais que emitimos quando estamos irritados. Além disso, falta de sono, cansaço e exagero em cafeína também podem gerar essa condição.  

O que fazer para diminuir os sintomas? 

A pergunta que fica é: afinal, como resolver os problemas de estresse e ansiedade que podem afetar a visão? Existem maneiras muito efetivas de solucionar essa questão. Confira algumas dicas:

  • Durma bem: uma das maneiras mais funcionais de afastar o desgaste emocional é regulando suas horas de dormir. Uma boa noite pode ser o fator diferencial que você precisa para passar o dia mais descansado e, consequentemente, relaxado; 
  • Pratique exercícios físicos: manter seu corpo em movimento é definitivamente um dos melhores remédios para curar esse quadro. Assim, sua adrenalina será liberada nas atividades.
  • Use lente com bloqueio de tela azul: passar horas e horas olhando para uma tela de computador pode prejudicar e muito sua visão. E por questões de trabalho, muitas vezes não podemos simplesmente diminuir o tempo de exposição. Nesse cenário, as lentes de bloqueio de luz azul surgem como uma excelente opção; 
  • Busque um oftalmologista: por último mas não menos importante, a presença de um especialista é fundamental para te auxiliar nos problemas de estresse e ansiedade que afetam a visão. Portanto, ao notar qualquer um dos sintomas destacados acima, busque um médico.

 

Conheça a Ponto de Visão!

Visitou seu oftalmologista e saiu da consulta com indicações de medicamentos ou lentes? Conte com a Ponto de Visão! Especialista em saúde ocular, a loja oferece um serviço focado no bem-estar dos seus olhos e no melhor custo/benefício do mercado. 

Acesse o link e encontre a loja mais próxima!

Deixe seu comentário