Lentes de contato - Ponto de Visão

Erros super comuns que as pessoas que usam lentes não podem mais cometer

Lentes de Contato
20 mar
0
comentários

Lentes de contato são realmente uma “mão na roda” para muitas pessoas. Mesmo que exijam mais cuidados, elas são ótimas para quem quer enxergar melhor e sente que os óculos atrapalham na aparência.

Mas quando falamos dos cuidados, temos que reforçar que eles são bem sérios. Até porque é através de muitos descuidos bastante comuns que os grandes riscos de saúde das lentes surgem. E são desses descuidos que falaremos hoje.

Cuide bem na hora da higiene

Não estamos falando exatamente da higiene das lentes de contato (que é algo super importante, mesmo), mas da sua própria. Se  você não remover as lentes dos seus olhos na hora que você for tomar banho ou lavar o rosto, acredite, os riscos são altos.

A água geralmente faz com que o material das lentes inche e mude de forma. A córnea não gosta nada disso, e pode ser machucada por causa desse movimento. Além disso, a água de torneira e chuveiro tem micro-organismos que podem ser prejudiciais aos olhos.

Na hora de praticar esportes

Em esportes aquáticos e esportes de contato o uso de lentes é contraindicado. Isso porque a água de uma piscina ou do mar podem conter alguma coisa que pode facilmente contaminar os olhos e alterar a maneira com que a lente interage com o órgão, trazendo prejuízo.

No caso dos esportes de contato, é fácil deduzir o porquê da contraindicação. No boxe, por exemplo, se o atleta leva um soco no olho em que está usando uma lente de contato, é fácil piorar a lesão.

Ainda assim, as lentes são ótimas para quem quer praticar esportes sem o peso dos óculos no rosto. No entanto, algumas modalidades, como estas que falamos,cinfelizmente pedem outras formas de corrigir a visão.

Quando for montar a maquiagem

As lentes são sempre as primeiras na hora de montar a maquiagem: a primeira coisa que vai para o rosto e a primeira que sai na hora de remover todos os produtos.

Isso por muitos motivos, desde evitar manipular as lentes com as mãos sujas até evitar também o contato das lentes com a maquiagem nos cílios, pálpebras e resto do rosto.

Portanto, quando for pensar na make, lembre-se sempre: colocar primeiro a lente; na hora de remover tudo do rosto, primeiro tirá-las.

Ambientes fechados e secos

Por mais que você ame, nada de ficar trancado no quarto com o ar-condicionado ligado. A maior parte das pessoas que utiliza lentes de contato reclama que os olhos ficam secos e coçam durante o dia. Imagine então quando o ambiente não colabora.

O olho seco acaba sendo uma consequência muito comum, que tem a ver com a desidratação dessa região. Quando a lente está em contato com olhos muito secos, é possível que ela cause lesões à córnea.

A alimentação também importa para as lentes

A hidratação adequada dos olhos também tem a ver com a dieta, acredite. E existe um nutriente que pode ajudar a manter essa região menos ressecada: a vitamina A. Ela contribui para manter o bom funcionamento das células na região da retina e da glândula lacrimal.

Pode até parecer que os riscos são altos, mas nem tanto. É bastante fácil cuidar adequadamente das lentes de contato.

Se você gostaria de testar um par de lentes novos, dê uma olhada nas opções da Ponto de Visão. Seus olhos merecem o melhor cuidado possível, não é?


Com informações de Boa Forma.

Deixe seu comentário