5 cuidados fundamentais com os olhos no inverno

5 cuidados fundamentais com os olhos no inverno

Saúde dos Olhos
28 jun
0
comentários

As baixas temperaturas interferem nos cuidados com os olhos no inverno. Isso porque nessa época do ano uma maior quantidade de vírus e bactérias circulam pelo ar. Além disso, esses agentes patogênicos se proliferam com maior rapidez.

Desse modo, doenças podem ser desenvolvidas, principalmente em crianças, idosos e pessoas com enfermidades. Os cuidados com os olhos no inverno devem ser redobrados também, pois devido ao frio, é comum que fiquemos em locais fechados que proporcionem a disseminação desses agentes.

Por isso, devemos seguir algumas dicas para cuidar da saúde dos nossos olhos na época mais fria do ano. Prossiga com a leitura e descubra de que maneira isso é possível. 

Quais cuidados com os olhos devemos ter no inverno? 

O tempo seco propicia o aparecimento de viroses e alergias respiratórias. Assim como também as doenças comuns da estação, como a gripe, os resfriados, a bronquiolite e a pneumonia. 

Isso tudo também afeta a saúde dos nossos olhos. A seguir, confira os cuidados que devemos ter durante o inverno:

Observe a hidratação dos olhos e a umidade ambiente 

O frio do inverno faz com que passemos mais tempo em locais fechados. Como o clima também costuma ser mais seco, a quantidade de poeira e poluição no ar ficam acumuladas. 

Por isso, você sempre deve cuidar da hidratação dos seus olhos, já que é comum nessa época que ocorra a síndrome do olho seco. Ela acontece devido à diminuição da produção de lágrimas, prejudicando assim a lubrificação natural dos olhos. 

O uso de aquecedores também pode ser um dos causadores dessa síndrome. Portanto, observe também a umidade dos ambientes em que fica. O tratamento pode ser feito através do uso de um colírio lubrificante prescrito pelo seu médico de confiança.

Redobre os cuidados com conjuntivite 

Não compartilhe objetos pessoais como maquiagem, toalhas ou lenços. Esse é um péssimo hábito que pode contribuir para o surgimento de infecções, micoses, terçol e conjuntivite.  Portanto, utilize-os apenas para uso pessoal.

Além disso, lavar as mãos antes de tocar os olhos também diminui muito as chances de contrair uma conjuntivite viral. 

Leia também: Aprenda como limpar as lentes dos óculos de grau sem danificá-las

Cuidado com as alergias 

Coceira e vermelhidão nos olhos são sintomas comuns de alergias oculares. Assim como:

  • Lacrimejamento;
  • Ardência;
  • Sensação de areia na superfície ocular. 

Nesses casos, é importante identificar o agente causador do problema e procurar um oftalmologista para prescrição de colírios antialérgicos.

Não dispense os óculos de sol 

Mesmo no inverno e em dias nublados, o sol ainda está presente. 

Portanto, é importante utilizar óculos de sol para proteger seus olhos dos efeitos causados pela luminosidade e radiação.

Evite ambientes com ar-condicionado  

O ar-condicionado é um grande causador do ressecamento dos olhos, principalmente no inverno. Por isso, evite usá-los e lembre-se de manter os filtros sempre limpos da maneira correta. 

É comum que incômodos aconteçam nesse período do ano, mas problemas mais sérios devem ser avaliados por um médico especialista. Por isso, siga as nossas dicas de cuidados com os olhos no inverno e procure um oftalmologista sempre que necessário.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de deixar um comentário logo abaixo sobre o assunto!

Deixe seu comentário