Esquecer das lentes de contato - Ponto de Visão

Você não pode esquecer das lentes de contato, sério!

Lentes de Contato
02 abr
0
comentários

As lentes de contato são a opção para quem precisa corrigir a visão e não gosta da ideia de usar óculos. Nós achamos isso ótimo! No entanto, diferente dos óculos, as lentes não podem ser usadas todo o tempo, já que isso pode trazer sérias complicações.

Elas não deixam de ser ligeiramente invasivas, fazendo com que nossos olhos tenham que se adaptar à elas. Por isso, escolher corretamente entre os tipos de lentes e manter os cuidados periódicos é essencial para não correr riscos.

Não tirar as lentes de contato pode trazer problemas

Quando falamos nesses riscos, existe um especial que devemos sempre lembrar: infecções. Entre os tipos mais graves está a ceratite bacteriana, uma infecção na córnea causada geralmente pelo uso ininterrupto das lentes de contato.

Esquecer as lentes nos olhos, não retirando elas antes de ir dormir, por exemplo, aumenta em até 15 vezes o risco de contrair esse tipo de infecção. Os dados são da oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo.

A ceratite é uma infecção complicada, geralmente difícil de tratar por causa de sua rápida progressão. Dor intensa e sensibilidade à luz são sintomas primários. Se ignorados, a doença pode acabar progredindo ao ponto de trazer danos irreparáveis à córnea, afetando a qualidade de visão permanentemente.

Em casos muito graves, essa infecção na córnea pode levar à perda total de visão. Nesse caso, apenas um transplante é capaz de reverter o quadro.

Lentes de contato - Ponto de Visão

Remover as lentes no fim do dia é indispensável. Imagem: HuffPost.

O que causa essa infecção

É importante atentar para a ceratite bacteriana porque ela é um grave problema que pode ser evitado através de simples cuidados: higienização e manutenção. Inclusive, aqui no blog nós já ensinamos a fazer a limpeza das lentes.

Quando não se cuida adequadamente, há chances de que pequenos depósitos de micro-organismos vão se formando nas lentes de contato, favorecendo o aparecimento das infecções bacterianas, além do desconforto visual.

Por isso é importante não esquecer das lentes de contato, especialmente antes de dormir. A prática mais comum que favorece o aparecimento das infecções é pegar no sono com as lentes nos olhos.

Parece inofensivo, mas quando transformado em hábito, dormir com as lentes prejudica muito a oxigenação das córneas, o que favorece a adesão e proliferação desses micro-organismos perigosos nessa região dos olhos.

Como sempre, vale lembrar que caso você sentir qualquer desconforto na região dos olhos, a visita ao seu oftalmologista é primordial.

Seguindo os cuidados ideais, as lentes de contato são perfeitas para corrigir a visão de forma versátil, sem o possível incômodo nos olhos que os óculos causam para muitas pessoas.

Para mais dicas úteis sobre como manter a saúde dos olhos em perfeito estado, continue acompanhando o blog da Ponto de Visão!


Com informações de SEGS.

Deixe seu comentário